Ceará é destaque no II Seminário Governança Empreendedora com participação da SDE
13 de dezembro de 2024 - 08:12 #Empreendedorismo #Pequenos Negócios #Sebrae
Ascom SDE
Evento debateu estratégias para fortalecer o desenvolvimento econômico sustentável e os pequenos negócios no estado.
No último dia 10, o Hotel Mareiro, em Fortaleza, foi palco do II Seminário Governança Empreendedora, promovido pelo Sebrae Ceará. O evento reuniu lideranças, gestores públicos e representantes da iniciativa privada com o objetivo de fortalecer a visão estratégica, as ferramentas e as boas práticas de gestão pública voltadas à promoção de um ambiente favorável aos pequenos negócios. Representando o secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Salmito Filho, Paulo Henrique Teles, gerente de projetos da SDE, teve participação de destaque no painel Governança Empreendedora e Ambiente de Negócios.
Durante sua fala, Paulo Henrique Teles ressaltou a importância da Governança Empreendedora como motor do desenvolvimento econômico local, destacando que a busca por um crescimento sustentável e inclusivo exige uma abordagem articulada entre governo, academia e iniciativa privada. “Governança é a maneira pela qual o poder é exercido na administração dos recursos sociais e econômicos de um país visando o desenvolvimento. No Ceará, promovemos ações coordenadas para atender às expectativas e necessidades dos diferentes atores sociais envolvidos”, explicou.
Teles também enfatizou o papel central dos municípios nessa estratégia, ao afirmar que “as pessoas moram nos municípios”. Ele destacou que o fortalecimento do protagonismo municipal, por meio de uma governança interfederativa, é essencial para o desenvolvimento econômico local.
Entre os exemplos práticos apresentados, Teles mencionou a criação de redes de fornecedores locais, iniciativa que conecta empresas âncoras a fornecedores regionais, promovendo o fortalecimento de cadeias produtivas e a geração de emprego e renda. “Definimos requisitos de contratação, avaliamos as potencialidades locais e implementamos melhorias que atendam às demandas específicas, consolidando o desenvolvimento econômico de forma integrada”, pontuou.
O evento também abordou a importância da sustentabilidade e da inovação como metas do modelo de governança. Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a estratégia cearense busca construir infraestruturas resilientes, fomentar a industrialização inclusiva e criar oportunidades de trabalho digno.
Ao final, Paulo Henrique Teles destacou a visão de desenvolvimento que guia o Ceará, inspirada nos ideais de Celso Furtado. “Nosso objetivo é ir além do crescimento econômico. Queremos promover uma transformação social e cultural, construindo um modelo de desenvolvimento sustentável, inovador e inclusivo que beneficie toda a sociedade.”
O II Seminário Governança Empreendedora reforçou o protagonismo do Ceará no cenário nacional, demonstrando como a articulação entre diferentes setores pode pavimentar caminhos para um futuro mais promissor e equitativo.
Participaram também do evento, Wilma Almeida, gerente estadual unidade Ambiente de Negócios do Sebrae-Ce; Darcyla de Freitas, gerente de Desenvolvimento Regional e Municipal da Adece; Alci Porto, diretor técnico do Sebrae-Ce; Frederico Acário, assessor técnico da Adece.