Caravana do Agro Exportador destaca aquicultura e pesca como motores de desenvolvimento no Ceará
2 de dezembro de 2024 - 14:11 #Agronegócio #Fiec #MAPA #pesca
Ascom SDE
Evento promovido pelo MAPA e pela SDE reuniu especialistas e lideranças para discutir estratégias de ampliação das exportações cearenses.
Na última segunda-feira, 2, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) foi palco da Caravana do Agro Exportador, evento que abordou as potencialidades da aquicultura e pesca no Ceará como vetores de desenvolvimento econômico e inserção no mercado internacional. Realizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) do Ceará, o encontro reuniu gestores públicos, representantes do setor produtivo e especialistas, com o objetivo de fomentar a cultura exportadora e destacar o Ceará como referência nacional na área.
Discussões e iniciativas estratégicas
A programação incluiu debates sobre temas como as estatísticas de exportação de produtos pesqueiros e aquícolas do Brasil e do Ceará, barreiras não-tarifárias e negociações sanitárias. Também foram apresentadas estratégias de agregação de valor à cadeia produtiva por meio da sustentabilidade. Um dos destaques foi a apresentação da Plataforma da Indústria do Pescado, conduzida por José Vargas, do MAPA, que destacou ações para impulsionar a competitividade do setor no mercado global.
O secretário executivo do Agronegócio da SDE, Silvio Carlos Ribeiro, ressaltou a importância do evento para o fortalecimento da cadeia produtiva no estado: Segundo ele, a aquicultura e a pesca são pilares do desenvolvimento sustentável no Ceará. Este encontro ofereceu aos produtores informações estratégicas e soluções inovadoras para ampliar sua presença no mercado global. ”Temos uma localização estratégica no Atlântico, temos uma infraestrutura portuária moderna e temos condições de produzir, seja na agricultura, na pecuária, na aquicultura ou na pesca. Representamos mais de 50% da produção nacional de camarão, então é uma atividade que tem possibilidade muito grande de crescer e exportar”, destacou Ribeiro.
Integração entre setor público e privado
Com a presença de lideranças como o secretário nacional de Pesca e Aquicultura, Carlos Mello; e o presidente da Fiec, José Ricardo Montenegro Cavalcante, o evento consolidou a parceria entre o setor público e privado na busca por inovação, competitividade e excelência.
A Caravana também abordou ações de promoção comercial internacional lideradas pelo MAPA, destacando apoio institucional e negociações para superar barreiras comerciais. Além disso, o debate reforçou a relevância da sustentabilidade como fator estratégico para agregar valor aos produtos e fortalecer a imagem do Ceará no mercado externo.
O evento marcou mais um passo na consolidação do estado como um dos principais hubs de exportação de produtos aquícolas e pesqueiros do Brasil, reforçando o compromisso com o desenvolvimento econômico sustentável e a inserção do Ceará no cenário global.