Ceará recebe líderes globais na Cúpula Mundial de Transição Energética
29 de novembro de 2024 - 16:36 #BID #Desenvolvimento Sustentável #energias renováveis #Hidrogênio Verde #Transição Energética
Nos dias 28 e 29 de novembro, o Centro de Eventos do Ceará foi palco de um dos encontros mais importantes do mundo sobre transição energética: o World Summit on Energy Transition (WSoET) . Realizado pela Winds for Future, pela Advanced Leadership Foundation e pelo Global Institute for the Future of Tourism, o evento contou com a co-organização do Governo do Estado do Ceará.
Durante os dois dias de programação, a Cúpula reuniu representantes do governo, especialistas globais, investidores e líderes de mais de 22 países para debater os desafios das mudanças climáticas e de exploração de oportunidades associadas à transição energética.
Destaques do evento
membros de vários governos do Ceará participaram como palestrantes ou mediadores de painéis. A secretária das Relações Internacionais, Roseane Medeiros, mediou o painel ‘Governos em Ação – Liderando a Revolução Energética’ . Brígida Miola, secretária executiva da Indústria da SDE, participou do painel ‘Planejando o Futuro – Estratégias Para Políticas Energéticas Sustentáveis’ , onde destacou:
“A transição energética é uma janela de oportunidade para transformar o Ceará em um polo estratégico global, conectando inovação tecnológica e sustentabilidade com geração de empregos e investimentos para nosso estado”, afirmou Brígida Miola.
Outros painéis foram conduzidos por nomes como a secretária do Turismo, Yrwana Albuquerque, e o secretário-executivo de Energia e Telecomunicações da Secretaria da Infraestrutura, Dickson Araújo, que mediaram, respectivamente, os debates ‘Energia e Turismo – Transformando Destinos de Forma Sustentável’ e ‘Políticas que Funcionam – Histórias de Sucesso na Transição Energética’ .
A secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará, Vilma Freire, contribuiu como palestrante no painel ‘Ceará como Força Líder na Transição Energética do Brasil’ , reforçando o protagonismo do estado no cenário nacional.
Participação internacional e impacto estratégico
A Cúpula também conta com representantes de instituições renomadas, como a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a Organização dos Estados Americanos (OEA), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
Com foco na promoção do hidrogênio verde e na criação de uma matriz energética mais sustentável, o evento delineou um roteiro estratégico para o Brasil, com destaque para o papel do Ceará como um polo global de energia limpa, graças à sua abundância.