Agronegócio cearense promove visitas técnicas e capacitação sobre a produção de cacau em Limoeiro do Norte e Russas

4 de novembro de 2024 - 17:09 # # # # # # #

Ascom SDE

Evento visa consolidar tecnologias de alto valor agregado do Ceará

O Ceará está transformando o agronegócio local com investimentos em culturas de alto valor agregado, como cacau, pitaya, mirtilo e açaí, ao incorporar tecnologias inovadoras e práticas de eficiência hídrica. Com essa estratégia, o Estado busca aumentar sua capacidade de exportação, gerando renda e empregos no campo.Dentro desse contexto, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), por meio de sua Secretaria Executiva do Agronegócio, está promovendo atividades de capacitação voltadas à consolidação e ampliação da área livre de pragas e à implantação de novas culturas de alto valor agregado e suas tecnologias no Ceará.

Segundo o secretário-executivo do Agronegócio da SDE, Silvio Carlos Ribeiro, essa é uma ação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico por meio da Secretaria Executiva do Agronegócio em parceria com o Instituto Centec, que visa promover atividades de alto valor agregado no agronegócio cearense. “O cacau é uma cultura que já tem uma boa experiência no estado do Ceará, associado com a banana, associado com o coco, e que precisa ser difundida para todos os produtores naturais. Então, existe muita tecnologia envolvida, existe um mercado promissor para a cultura do cacau, e isso precisa ser difundido, isso precisa ser compartilhado com todos os produtores. E é isso que essa ação pretende, e o projeto que a Secretaria tem justamente envolve diversas outras culturas e pode propiciar geração de emprego e renda no interior do estado. Isso é o que a gente pretende, e outras ações como essa virão em breve”, destacou Silvio Carlos.

Para dar início a essa iniciativa, a SDE realizará visitas técnicas e uma capacitação sobre a tecnologia de produção de cacau no dia 5 de novembro, pela manhã, em Limoeiro do Norte/CE, e dia 6, pela manhã, em Russas. Na quinta (7), haverá prática de campo na Fazenda Frutacor. O curso será ministrado por George Andrade Sodré, engenheiro agrônomo e doutor em fitotecnia, com vasta experiência em cacauicultura em regiões semiáridas.

Com extensa trajetória como pesquisador e consultor em cacauicultura, Sodré contribuiu com pesquisas sobre o cultivo do cacaueiro no Ceará e oferece orientação técnica para produtores interessados em desenvolver o setor. A capacitação é voltada para produtores, técnicos e outros interessados com o objetivo de disseminar conhecimento e fortalecer o agronegócio cearense.

Em dezembro próximo, a SDE já se prepara para realizar o evento no município de Marco, no Vale do Acaraú.