Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará acompanha delegação brasileira em visita à Califórnia para discutir gestão de recursos hídricos
1 de novembro de 2024 - 20:09 #Agronegócio #Califórnia #EUA[
Ascom SDE
Missão técnica reúne SDE, ANA e MIDR para troca de experiências em práticas de irrigação e segurança hídrica para o Ceará
A Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), representada pelo secretário executivo do Agronegócio, Silvio Carlos Ribeiro, participa de uma missão técnica na Califórnia para discutir e trocar experiências sobre a gestão de recursos hídricos na agricultura irrigada. O grupo é composto por representantes da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), além de especialistas da área de irrigação e do setor acadêmico.
“Estamos aqui acompanhando diretores da ANA e do MIDR para conhecer de perto as práticas adotadas na gestão hídrica californiana, buscando soluções que possam beneficiar o Ceará”, explicou Silvio Carlos. “É uma oportunidade de troca de conhecimento e também para avaliar, em conjunto com a ANA e o MIDR, possíveis melhorias para a gestão dos nossos recursos hídricos.”
A delegação inclui, pela ANA, o diretor Filipe Sampaio, o superintendente Marco Neves e o técnico Bruno Collischonn. Pelo MIDR, estão presentes Larissa Rêgo, diretora de Irrigação, e Bruno Cravo, diretor de Projetos, este último responsável pela transposição do Rio São Francisco, um projeto estratégico para a segurança hídrica no Nordeste.
Além de Silvio Carlos Ribeiro e Erildo Pontes pela SDE, a comitiva é composta por especialistas de diversas instituições brasileiras, incluindo Rodrigo Vieira, da CODEVASF e ABID; Eusimio Fraga, da UFU e ABID; Rogis Rosemberg, do Inovagri; e Jorge Ramirez e Daniele Zaccaria, da UC Davis, universidade anfitriã.
A missão busca trazer conhecimentos práticos que possam ser aplicados ao contexto cearense, além de fortalecer parcerias com a ANA e o MIDR, visando aprimorar a eficiência hídrica na agricultura local e fomentar o desenvolvimento sustentável do setor.