Governo do Ceará promove ação de empreendedorismo junto a beneficiários e voluntários do Ceará Sem Fome em parceria com o Sebrae
15 de outubro de 2024 - 20:02 #Ceará Credi #Ceará Sem Fome #Empreendedorismo #Sebrae
João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil / Texto Hiane Braun - Casa Civil - Foto
Serão cerca de 23 mil pessoas beneficiadas nos 184 municípios cearenses
Mais oportunidades para os cearenses. O Governo do Estado realizou, nesta terça-feira (15), no Centro de Eventos do Ceará, a Aula Inaugural do +Qualificação e Renda – Empreendedorismo e Desenvolvimento, que tem como objetivo promover a inclusão socioprodutiva conforme as vocações econômicas locais e territoriais dos voluntários das cozinhas e beneficiários do Programa Ceará Sem Fome. A ação acontece em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por meio do Quero Empreender, e ao todo irá beneficiar cerca de 23 mil pessoas nos 184 municípios cearenses.
Durante o evento, agentes do Programa de Microcrédito Produtivo do Governo do Estado (Ceará Credi), operacionalizado pela Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), realizaram ações de divulgação das oportunidades de acesso ao microcrédito e capacitações oferecidas para pequenos empreendedores. O Ceará Credi tem viabilizado o atendimento preferencial de beneficiários do programa Ceará Sem Fome. O crédito ofertado se destina a ampliação ou abertura de novos negócios.
“Hoje é um dia muito importante para os beneficiários e beneficiárias do Ceará Sem Fome, como também dos cartões Ceará Sem Fome. Essa é a verdadeira face deste Programa tão importante, levar para pessoas, que hoje necessitam do alimento, condições de se qualificar e até mesmo ter seu próprio negócio”, destacou a primeira-dama do Estado e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, Lia de Freitas.
Ainda durante o evento, foram entregues certificados de mais de 2 mil pessoas, voluntárias e beneficiárias em capacitações promovidas pela Secretaria do Trabalho (SET), Secretaria da Proteção Social (SPS), Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), além de instituições e empresas parceiras.
Secretário do Trabalho, Renan Ridley salientou a importância do acesso a qualificação profissional para os beneficiários do Ceará Sem Fome, visando a geração de renda e emprego em todo o estado. “Hoje pudemos entregar 2 mil certificados de vários cursos, por meio de diversas mãos. Sabemos da importância da segurança alimentar, mas também sabemos que iremos superar a pobreza com geração de emprego e renda, com capacitação e com a continuidade deste processo, garantindo a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho”, disse.
A SPS também entregou 133 kits para concludentes dos cursos de alongamento de unhas acrigel, cabeleireiro unissex, maquiagem, masseiro e design de sobrancelha.
Secretária da Proteção Social, Onélia Santana ressaltou o cuidado e o olhar especial por parte do Governo do Ceará para a população mais vulnerável do estado. “Fazer gestão é cuidar das pessoas e é isso que o nosso governador Elmano de Freitas vem fazendo em sua gestão. Gostaria de parabenizar as ações de todas as secretarias aqui presentes, envolvidas em diversas áreas, mas dentro do Ceará Sem Fome. Espero que possamos continuar fortalecendo cada vez mais essas políticas públicas em prol da população”, afirmou.
Titular da Secitece, Sandra Monteiro frisou a importância do fomento por parte do Governo do Ceará para a capacitação da população. “O eixo de qualificação e capacitação de pessoas é o primeiro passo enquanto Governo para que as pessoas possam ter acesso a uma vida digna pelo emprego. Sem essa qualificação, essas pessoas não conseguem ser absorvidas pelo mercado de trabalho. A nossa participação, em parceria com o Ceará Sem Fome, atinge mulheres e homens que estão em uma situação de vulnerabilidade, mas também almejam conseguir esse alimento por meio do seu próprio emprego. Acredito que com essas ações avançamos neste sentido em busca de uma vida mais digna para essas pessoas”, discorreu.
De olho no Futuro
Diana da Silva é moradora do bairro Serviluz, em Fortaleza, e uma das 2 mil pessoas certificadas nesta terça-feira. Com interesse em produtos de beleza, o curso de maquiagem veio casar perfeitamente com seus interesses para o futuro. “ Foi maravilhoso. Esse curso, além de tudo, melhorou minha alta estima. As meninas que participaram comigo estão bem mais empoderadas. Sei que agora vou ter novas oportunidades e estou até maquiando algumas colegas e já ganhando um dinheirinho”, revela.
Zildênia dos Santos e Maria das Graças ficaram amigas durante as aulas do curso de padaria artesanal. As dupla concorda que a afinidade as práticas de cozinha, produção de doces e salgados foi essencial. “Eu já trabalhei com cozinha, mas esse curso fez eu aprender ainda mais atividades e agora posso vender mais produtos. Estou feliz e esperançosa para os próximos meses”, comentou dona Zildênia, de forma alegre.
Quero Empreender
Com o Quero Empreender, o Sebrae utiliza de uma metodologia que trabalha diversos pontos em prol da capacitação das pessoas para que possam ser integradas no mercado de trabalho.
Com a parceria com o Governo do Ceará, poderão participar beneficiários do Ceará sem Fome e do seu núcleo familiar, de mesma residência, a partir de 16 anos de idade (ou 18 anos, a depender do curso); cozinheiros, auxiliares e seus familiares (de mesma residência); voluntários; beneficiários do cartão Ceará sem Fome e familiares (de mesma residência).
Superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo exaltou a parceria com o Governo do Ceará e os frutos colhidos pela população por meio dessa ação. “Esse trabalho do Sebrae em parceria com o Governo do Estado vem para qualificar e capacitar os beneficiários do Ceará Sem Fome, para que possam desenvolver suas atividades, criar seu negócio. É também nossa missão acolher essas pessoas que estão dentro do Programa e usar nossos cursos para ajudar a todos”, pontuou.
As inscrições podem ser feitas nas próprias Cozinhas Ceará Sem Fome e também em outros locais, como escolas, entidades e instituições parceiras que estão equipadas para receber um tipo de capacitação mais específica. É necessário levar CPF, RG e Comprovante de Residência e outras informações que possam ser solicitadas, a depender do curso.
Ceará Sem Fome
Atualmente, o Ceará Sem Fome conta com 1.300 cozinhas funcionando, sendo 374 em Fortaleza e 926 no Interior. Essa estrutura resulta em 125.676 refeições servidas por dia, com 27.416.215 refeições distribuídas desde a criação do Programa.
Com o cartão Ceará Sem Fome, mais de 53 mil pessoas são beneficiadas mensalmente. Mais de R$ 138 milhões já foram investidos somente em 2024.