Comitiva de produtores rurais de Montes Claros visitou o Ceará para conhecer gestão hídrica e agronegócio local

27 de setembro de 2024 - 10:43 # # # # # #

Ascom SDE

O objetivo desses produtores foi entender o modelo cearense de gestão de recursos hídricos e de desenvolvimento econômico para o setor agropecuário, buscando parcerias.

Entre os dias 23 e 25 de setembro, o Ceará recebeu uma comitiva composta por produtores rurais da Sociedade Rural de Montes Claros, Minas Gerais. A missão teve como objetivo conhecer a gestão de recursos hídricos do estado e as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico do setor agropecuário. O encontro foi resultado de reuniões ocorridas durante a participação do secretário executivo do Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Silvio Carlos Ribeiro, na Expomontes, um evento tradicional da região do Norte de Minas.

Silvio Carlos Ribeiro recepcionou os visitantes e destacou a importância do intercâmbio. “A comitiva mineira, formada por oito participantes liderados pelo presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, José Henrique de Carvalho Veloso, estava interessada em entender como o Ceará, também localizado em uma região semiárida, desenvolveu uma gestão hídrica que é referência no Brasil e cresce no setor agropecuário utilizando de forma eficiente a água. Foi uma excelente oportunidade para fortalecer laços e criar novas parcerias entre os dois estados”, afirmou.

A programação incluiu visitas à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), à Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), ao Açude Castanhão e ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém, finalizando com uma reunião na Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), onde foi discutido o potencial de cooperação entre Minas Gerais e Ceará.

Ao avaliar a visita, o secretário executivo do Agronegócio, Silvio Carlos, destacou: “Esse intercâmbio foi muito positivo, pois conseguimos mostrar aos produtores de Montes Claros como o Ceará, com suas características semiáridas, tem conseguido se destacar no setor agropecuário por meio de uma gestão eficiente dos recursos hídricos. A troca de experiências e a possibilidade de futuras parcerias são fundamentais para o fortalecimento de ambos os estados e para o desenvolvimento sustentável do agronegócio.”