Ciclo de Palestras da SDE debate desburocratização na formalização de negócios com o programa Empresa + Simples

27 de setembro de 2024 - 17:55 # # # #

Ascom SDE

Iniciativa do Governo do Ceará permite formalização de empresas em até cinco minutos, inclusive via WhatsApp

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) realizou nesta quinta-feira (26), mais uma edição do Ciclo de Palestras do Programa Qualidade de Vida no Trabalho, com o tema “Empresa + Simples”. O evento, que ocorreu na área de convivência da SDE, foi conduzido por Eduardo Jereissati, presidente da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), que compartilhou com os servidores e colaboradores sua experiência no desenvolvimento de iniciativas de desburocratização e simplificação do ambiente de negócios.

Durante a palestra, Jereissati abordou a evolução do programa Empresa + Simples, destacando sua importância para a formalização rápida de novas empresas no Ceará. Ele explicou como o programa, fruto da parceria entre o Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (Drei) e o convênio Redesim Conectada, simplificou o processo de abertura de empresas no estado, tornando-o mais ágil e acessível. “O objetivo é proporcionar um ambiente de negócios mais favorável ao desenvolvimento econômico do Ceará”, afirmou.

“O Empresa + Simples veio para facilitar a formalização de negócios no Ceará. Com o programa, é possível abrir uma empresa em até 5 minutos, com agilidade, facilidade, de forma acessível e sem custos. Dessa forma, podemos transformar o ambiente de negócios do Ceará, deixando-o mais favorável ao desenvolvimento econômico”, complementou Jereissati.

O presidente da Jucec também destacou que o programa permite a abertura de empresas em até cinco minutos, de forma gratuita, inclusive por meio do Abre no Zap disponível no WhatsApp, uma inovação pioneira no país. A iniciativa beneficia especialmente empresas de baixo risco, como Empresário Individual e Sociedade Limitada, aptas ao registro automático.

Com a adesão de 25 municípios cearenses já 100% integrados ao programa e outros 23 em processo de integração, o Empresa + Simples tem sido uma peça fundamental na estratégia de facilitar a vida dos empreendedores, tornando o Ceará um modelo em simplificação e digitalização de serviços empresariais.

Márcio Pontes, chefe de gabinete da SDE, ressaltou a importância de iniciativas como o Ciclo de Palestras para fortalecer o trabalho integrado com as vinculadas. “A integração entre as vinculadas do Sistema SDE tem impacto na entrega de resultados. A partir dessa troca de informações e conhecimentos, conseguimos aprimorar o atendimento ao público, aos investidores e a relação com os municípios cearenses, com os colaboradores de cada instituição podendo cumprir o papel de difundir informações sobre programas e serviços fundamentais para a geração de negócios, empregos e renda. Ações como essa repercutem diretamente na vida dos cidadãos cearenses, que passam a contar com serviços mais rápidos, acessíveis e de qualidade”, destacou Pontes.

Sobre o ciclo de palestras promovido pela SDE, o presidente da Jucec acrescentou: “É uma iniciativa muito importante para que os colaboradores do sistema possam estar alinhados e atualizados com as matérias técnicas relevantes para o desempenho de suas atividades. Também é importante para que a gente possa criar uma interação entre todas as vinculadas do Sistema SDE, para que possamos apoiar uns aos outros e junto com a liderança do secretário Salmito Filho levar cada vez mais desenvolvimento econômico e serviço público de qualidade para a sociedade.”