Secretaria do Desenvolvimento Econômico participa de reunião para implementação do Programa de Integridade da CGE
29 de agosto de 2024 - 09:38 #CGE #Controladoria #gestão
Ascom SDE
A reunião reflete o compromisso da SDE com a transparência e a governança pública, reforçando sua dedicação em cumprir com excelência as diretrizes desse Programa.
A Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) realizou, na quarta-feira( 28), reunião com a Controladoria Geral do Estado (CGE) para dar continuidade à implementação do Programa de Integridade na Administração Pública. O encontro contou com a presença de representantes de ambas as instituições com o objetivo de atualizar e alinhar as atividades do plano de integridade da SDE.
Participaram da reunião pela CGE os auditores de Controle Interno, Wladis Pinheiro, juntamente com Ivanilza Fernandes, Valéria Leitão, Emerson Carvalho e a articuladora Elayne Cavalcante. Pela SDE, estiveram presentes o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna, George Dantas; Carmen Inês, assessora de Comunicação; Marcello Milliole, coordenador de Planejamento e Desenvolvimento Institucional; Nathalie Capistrano, assessora de Controle Interno, Ana Joana, assessora jurídica; Maurício Fontenele, coordenador de Gestão de Pessoas; Kléber Azevedo, coordenador da Tecnologia da Informação e Comunicação; e Sueli Mota, ouvidora.
Durante o encontro, a auditora Wladis Pinheiro destacou a evolução do plano de integridade da SDE, que foi inicialmente elaborado em 2021 durante a gestão do então governador Camilo Santana. “Nós estivemos reunidos para analisar o plano de integridade da Secretaria feito em 2021, ainda na gestão do governador Camilo Santana, e agora nós tivemos essa reunião de atualização e alinhamento para as atividades do plano de integridade. O plano de integridade da secretaria hoje já está acima de 70% do cumprimento do plano de integridade geral do Estado”, afirmou Wladis.
A auditora também ressaltou as metas da SDE para o próximo ano: “Nossa intenção é que, até o final de 2024, a gente chegue a um nível de excelência em torno de 90% do cumprimento do plano de integridade. Então, foi muito boa a atualização. A CGE elogiou as práticas adotadas pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e, a partir dessa reunião de alinhamento, nós estamos concluindo a maioria dos planos de ação indicados pela CGE.”
O secretário executivo da SDE também compartilhou sua visão sobre a importância do programa de integridade para a secretaria. “Como o programa de integridade é um programa que é obrigatório a todos os órgãos e entidades do estado, nós estamos aqui para retomar esse plano com a oportunidade de implementar as ações necessárias para mitigar as fragilidades ou mesmo sanar essas fragilidades que foram levantadas por meio da aplicação do diagnóstico de integridade”, explicou.
Ele complementou, destacando que cada recomendação feita no diagnóstico de integridade será cuidadosamente seguida. “Para cada fragilidade que foi levantada por meio do diagnóstico de integridade, tem uma recomendação correspondente, ou seja, as ações são construídas com base nessas recomendações. Então, essa é uma forma de o órgão poder sanar suas fragilidades e também poder “organizar a casa” por meio da resolução de cada fragilidade levantada”, concluiu.
A reunião reflete o compromisso da SDE com a transparência e a governança pública, reforçando sua dedicação em cumprir com excelência as diretrizes do Programa de Integridade do Estado.