Secretário da SDE representa o Governo do Ceará em evento de grupo de Comunicação
27 de agosto de 2024 - 15:28 #Desenvolvimento #Otimista #ZPE
Texto: Ascom SDE Imagens: Douglas Filho
Salmito Filho destaca a importância da comunicação eficiente e otimista e compartilha os bons resultados da governança cearense
Inovação, educação, empreendedorismo, mercado de capitais, democracia e liberdade de expressão foram os eixos discutidos em um evento que marcou a expansão do Grupo Otimista de Comunicação para Brasília e São Paulo, realizado nesta segunda-feira (26, no Gran Marquise Hotel. Durante o encontro, o secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Salmito Filho, esteve presente representando o governador Elmano de Freitas. Reunidos em Fortaleza, líderes políticos, empresariais e juristas nacionais debateram sobre os rumos do país.
Na ocasião, Salmito Filho parabenizou o CEO do grupo, Adriano Nogueira. “Presidente, gostaria de destacar a importância da comunicação eficiente e otimista. É essencial nos conectarmos com centros estratégicos como São Paulo, epicentro econômico do Brasil, e Brasília, o coração das decisões políticas do país. Parabéns ao Grupo Otimista. Trago um abraço do governador Elmano de Freitas e aproveito para compartilhar resultados históricos.”
Segundo Salmito, o Ceará, historicamente caracterizado pela escassez de recursos naturais e pela resiliência de seu povo, tem se destacado como um centro de desenvolvimento econômico no Nordeste. A ausência de vantagens naturais, como as riquezas hídricas do Piauí ou as terras férteis da Zona da Mata, não impediu que o estado se tornasse um exemplo de superação e empreendedorismo. Conforme destacou, essa trajetória está diretamente ligada à força e à adaptabilidade do povo cearense.
Salmito Filho e Adriano Nogueira
Compartilhando Resultados
O secretário ressaltou que essa realidade levou à construção de uma identidade única para o estado, marcada pela resistência e pela capacidade de inovação. Ele citou a tese antropológica do ex-governador Parsifal Barroso, que descreve o cearense como “um povo forjado na adversidade”. Essa força interior permitiu que o Ceará superasse os desafios impostos pela natureza e se destacasse em setores como o de águas minerais, onde empresas locais lideram o mercado nacional, entre outros.
“Hoje, o Ceará se posiciona como um hub estratégico para o desenvolvimento do Nordeste, atraindo investimentos e parcerias que reforçam sua relevância econômica. O estado tem investido em setores como energias renováveis, indústria, tecnologia e inovação, transformando-se em um ponto de convergência para negócios que buscam sustentabilidade e crescimento. O Complexo do Pecém é o maior do Brasil em movimentação de cargas entre todos os portos do país. Com uma área de 190 quilômetros quadrados, ou 19 mil hectares, dos quais 6 mil são de ZPE (Zona de Processamento de Exportação), o complexo é quase quatro vezes maior que o Porto de Suape, em Pernambuco, que possui 60 quilômetros quadrados.”
Ainda segundo Salmito, esse desenvolvimento coloca o Ceará na vanguarda, permitindo que aproveitemos todas as vantagens comparativas, como a presença dos cabos submarinos que chegam ao estado, o que nos proporciona uma baixa latência. Um dos projetos em destaque é a instalação de data centers com inteligência artificial, que soma investimentos de R$ 57 bilhões. Atualmente, os data centers consomem cerca de 3% da energia global, mas a previsão é que essa demanda cresça para 20% até 2030. O avanço da inteligência artificial pode ser limitado pela oferta insuficiente de energia, e é justamente aí que o Brasil, especialmente o Nordeste e o Ceará, se destaca, com suas vantagens logísticas.
Não só temos as melhores condições para atrair data centers, mas também para construir um ecossistema que gere empregos de qualidade com a Indústria 4.0. O Ceará é o local ideal para desenvolver uma ambiência de negócios voltada para o hidrogênio verde, uma nova matriz energética, além de atrair a cadeia produtiva e promover negócios sustentáveis.
A economia industrial tecnológica da saúde também tem seu espaço aqui. O Ceará abriga o maior grupo empresarial do setor de saúde com liderança nacional, e a Fiocruz é um equipamento âncora nesse cenário. São projetos estruturantes, projetos de Estado que impulsionam nossa economia.
No primeiro trimestre de 2024, crescemos em todos os setores. O setor primário cresceu 2%, o setor de serviços e comércio aumentou quase 4%, com exatidão 3,8%, e o setor industrial registrou um crescimento de 12,8%. E até junho, continuamos a avançar.
“O Ceará não pode parar, e estamos muito otimistas de que o estado, o Nordeste e o Brasil estarão entre as regiões mais estratégicas e importantes na economia, e até mesmo na geopolítica mundial, na segunda metade do século XXI. Parabéns ao Grupo Otimista por levar essa comunicação positiva além das fronteiras do Ceará e do Nordeste, divulgando o que acontece aqui neste estado, onde o que temos de melhor é o nosso povo cearense”, pontuou.