Workshop debate potencial de água subterrânea na Região Norte da Ibiapaba

19 de julho de 2024 - 14:12 # # #

Ascom SDE


SDE realiza evento sobre recursos hídricos subterrâneos e desenvolvimento agrícola

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE) realizou, no dia 18 de julho, um workshop intitulado “Potencial de Água Subterrânea na Região Norte da Ibiapaba Cearense”. O objetivo principal do workshop foi debater sobre a disponibilidade de água subterrânea na Região Norte da Ibiapaba, tanto em quantidade quanto em qualidade, visando sua utilização na irrigação de culturas de alto valor agregado para acelerar o desenvolvimento local.

Segundo o secretário-executivo do Agronegócio da SDE, Sílvio Carlos Ribeiro, pontos importantes foram abordados, tais como os aspectos hidrogeológicos da porção nordeste da Bacia Sedimentar do Parnaíba para amparar as discussões, e foram apresentadas novas tecnologias para prospecção de águas subterrâneas em grandes profundidades. Além disso, fornecer estimativas de custos para os estudos necessários e apresentar estimativas de custos para a construção do primeiro poço, caso os estudos indiquem a existência de aquíferos com volume significativo na região, também estavam na pauta.

Durante o workshop, aconteceram palestras sobre temas importantes, com debates mediados por Walber Cordeiro, hidrogeólogo e diretor da Geoanálise Serviços Técnicos Geológicos Ltda. O pesquisador em Geociências do SGB (antiga CPRM), Robério Bôto de Aguiar, falou sobre Hidrogeologia da Porção Nordeste da Bacia Sedimentar do Parnaíba; o professor titular, pesquisador e consultor, coordenador do Laboratório de Geofísica da UFC, Mariano Castelo Branco, abordou o tema Metodologia e Equipamentos Utilizados nos Estudos de Aquíferos em Grandes Profundidades.

Ainda por ocasião do evento, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir sobre A Visão da Cogerh sobre Disponibilidade de Água Subterrânea no Nordeste da Ibiapaba Cearense para Uso em Irrigação, apresentada pela gerente de Estudos e Projetos da Cogerh, Zulene Almada, e ainda as Contribuições da Sohidra para este Estudo, por Luciana Lopes Brandão, superintendente da Sohidra.

Participaram do evento Sílvio Carlos Ribeiro, secretário-executivo do Agronegócio da SDE; Ramon Rodrigues, secretário da Secretaria dos Recursos Hídricos – SRH; Tércio Dantas Tavares, diretor de Operações da Cogerh; Antonio Erildo Lemos Pontes, coordenador de Recursos Hídricos da SDE; Hypérides Pereira de Macedo, consultor especial da SDE; Vandemberk Rocha de Oliveira, assistente técnico da SDE; Luiz Coelho, gerente de Hidrologia e Gestão Territorial do SGB Fortaleza (antiga CPRM); e Francisco Lopes Viana, presidente da Câmara Setorial de Segurança Hídrica; Francisco Paula Pessoa de Andrade (Pessoinha), consultor da Adece.

De forma remota, por videoconferência, participaram Claudivan Feitosa de Lacerda, UFC/DENA (Programa Cientista-Chefe), Fabricio Cardoso, da Coordenação de Águas Subterrâneas da ANA; e Raimundo Nonato Távora Costa, professor da UFC/DENA.

“Esse workshop representou uma oportunidade de conhecer melhor a região da Ibiapaba, para aproveitar todo o potencial agrícola daquela região, que representa o maior valor bruto da produção dentre todas as outras regiões do Ceará”.