Ceará Credi assina novo contrato com cooperativa de quilombolas de Caucaia

13 de julho de 2024 - 13:00 # # # #

Ascom Adece

A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) realizou, nesta sexta-feira (12), a assinatura de mais um contrato com cooperativa da agricultura familiar por meio do Programa de Microcrédito Produtivo do Governo do Estado (Ceará Credi). A Cooperativa dos Agricultores e Agricultoras Familiares Devotos de São José (Coopasjo) adquiriu capital para investimento misto (compras de equipamentos e capital de giro). O crédito vai contemplar 158 agricultores familiares de comunidades quilombolas de Caucaia.

A linha de crédito para cooperativas do Ceará Credi já financiou mais de R$ 6,3 milhões para a agricultura familiar e economia solidária de todo o Estado. “Para nós agricultores, esse dinheiro vai ter uma grande importância. É uma oportunidade para a gente. Se tudo for investido da forma correta, todos nós somos beneficiados. Aos poucos, estamos vendo algo que está sendo construído do zero”, comenta a presidente da Coopasjo, Jacqueline Oliveira.

Com o dinheiro, os cooperados vão fortalecer a produção de frutas, verduras, hortaliças, legumes, polpa de frutas, queijo, bolos, entre outros produtos. Esta é a segunda vez que o grupo é beneficiado pelo Ceará Credi. “Não tivemos dificuldade nenhuma (em pagar o primeiro crédito aprovado em 2023). O dinheiro chegou em boa hora e a gente conseguiu resolver um monte de problemas”, explicou a agricultora Evilanne Bento. Em operação desde junho de 2022, a linha para cooperativas beneficiou 13 organizações cearenses.

O Ceará Credi

O Ceará Credi é um programa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Trabalho, executado pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), e tem o objetivo de disponibilizar crédito para o fortalecimento ou abertura de micro e pequenos negócios em todo o estado.