Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará recebe CEO da Ibitu para discussão de novos projetos

4 de julho de 2024 - 09:22 # # #

Ascom SDE

Encontro aborda expansão da empresa no estado e futuras parcerias no setor de hidrogênio

Nesta quarta-feira (03), o Secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Salmito Filho, recebeu o CEO da empresa Ibitu, Paulo Alexandre Coelho Abranches. A comitiva da Ibitu incluiu Ludmilla Campos, secretária-executiva de Atração de Investimentos – SRI; Ricardo Vicentini de Souza, diretor de operações; e Roberto Lopes da Cunha, gerente de desenvolvimento de projetos. Pela SDE, Brígida Miolla, Coordenadora de Atração de Empreendimentos Industriais Estruturantes, também participou do encontro.

Os objetivos da reunião foram apresentar a empresa, que opera no Ceará desde 2012 com o Complexo de Taíba, avaliar os interesses no pipeline de crescimento da empresa no estado e discutir o desenvolvimento de projetos e parcerias no setor de hidrogênio. O secretário Salmito Filho parabenizou a Ibitu pelo excelente trabalho realizado no Ceará ao longo dos anos, destacando os investimentos futuros e a geração de empregos na capital. “Fiquei muito feliz em saber que a central de operações da Ibitu para todo o Brasil funciona em Fortaleza, gerando empregos de alto valor agregado na capital,” afirmou.

Sobre a Ibitu

A Ibitu, cujo nome em tupi-guarani significa vento, é uma das maiores empresas de geração e comercialização de energia do Brasil, com um portfólio 100% renovável. Atualmente, a companhia possui 745 megawatts (MW) em operação, distribuídos entre cinco complexos eólicos nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí e um complexo solar no Piauí. Além disso, a Ibitu tem novos projetos em desenvolvimento que somam 1,2 gigawatts (GW) ao portfólio.

O compromisso da Ibitu vai além da entrega de energia, focando no desenvolvimento sustentável, na preservação do meio ambiente e na criação de impactos socioeconômicos positivos. A empresa atua de acordo com os critérios ESG – um conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança.

Com mais de 160 profissionais, a Ibitu é uma das maiores geradoras de energia eólica no mercado livre e busca se tornar um dos principais protagonistas do mercado brasileiro de energia. A empresa valoriza cada conquista das suas equipes, promovendo um ambiente colaborativo e plural.