Ceará em destaque na Gamescom Latam 2024

2 de julho de 2024 - 18:33 # # #

Ascom SDE

Ceará se destaca no principal evento de Games da América Latina

O governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), marcou presença na Gamescom 2024 Latam com representantes da Câmara Setorial do Desenvolvimento Econômico da Cultura. Também estavam presentes a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Sebrae Ceará, e a Associação Cearense de Desenvolvedores de Jogos (Ascende) com uma delegação de 11 empresas cearenses com o objetivo de promover o ecossistema de jogos do estado no mercado nacional e internacional.

A Gamescom Latam, união da maior feira de games do mundo, a gamescom, com o BIG Festival, o principal festival de games da América Latina, aconteceu de 26 a 30 de junho, no São Paulo Expo. O evento ofereceu uma vasta programação, palestras, cosplays, jogos de tabuleiro, campeonatos de esportes digitais e uma área de negócios para profissionais da indústria, além do BIG Festival, a maior competição de games independentes da região.

Nos últimos anos, o Ceará tem vivenciado um crescimento expressivo na indústria de games, registrando um aumento de 500% no número de empresas e um salto no faturamento de menos de 1 milhão para mais de 7 milhões de reais. Esse avanço é impulsionado por um ecossistema diversificado e dinâmico, composto por startups inovadoras, universidades e profissionais talentosos, conforme destacado pela equipe da SDE.

A delegação cearense participou de uma confraternização de networking no consulado da Argentina no Brasil. Na ocasião, foi discutida a conexão da Argentina com outros ecossistemas da América Latina, abrindo diálogo para futuras colaborações.

Conectando oportunidades

O gerente de Projetos da SDE, Paulo Teles, destacou as potencialidades do estado na palestra “Conectando Oportunidades: Potencial de Desenvolvimento de Games no Ceará”, seguido por um painel mediado por Arison Uchoa, Gestor do Plano Setorial da Indústria de Jogos do Ceará – Progames, e Ruan Lessa, Analista de inovação do Sebrae Ceará, que juntos ressaltaram a importância de cada agente no ecossistema de jogos.

“A participação de cada um dos atores presentes foi fundamental para reafirmar a importância do trabalho que já estamos desenvolvendo no nosso estado, permitindo o primeiro contato com a indústria de games através da ótica da maior feira de jogos das Américas. Novas ideias para o desenvolvimento do estado puderam surgir em virtude da presença desses diferentes e importantes atores. Agradecemos à  SDE, Adece, Secult, IDM e Sebrae CE por viabilizarem a participação de representantes do Ceará, possibilitando oferecer um espaço para expressar a genialidade e receptividade do nosso estado para todos os presentes na área de negócios da Gamescom Latam,” afirmou a presidente da ASCENDE, Loana Russo.

“Para o governo do Ceará, ficou evidente que a cadeia de valor do ecossistema nacional de games é pujante, movimentando 13 bilhões de reais em 2023. A sinergia entre a iniciativa pública e privada no Ceará é muito forte, o que possibilita um grande potencial de geração de negócios e desenvolvimento local. Acreditamos que esse setor deve ser priorizado, a partir de então, pela SDE para os próximos anos, pois o Ceará possui mercado, talento e um ecossistema integrado e colaborativo,” destacou o gerente de Projetos da SDE.

A participação na Gamescom Latam foi crucial para promover empresas e o ecossistema do Ceará, gerando negócios e possibilitando futuras ações do estado para promoção e atração de investimentos.