Grupo espanhol visita Ceará para possíveis investimentos em mirtilo

28 de junho de 2024 - 07:19 # # # # # # #

Ascom SDE

Na última segunda-feira (24), o secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Salmito Filho, e o secretário executivo de Agronegócio da SDE, Silvio Carlos, receberam no Palácio da Abolição um grupo de investidores espanhóis da cooperativa Cuna de Platero. Especializado na produção de mirtilo e morango, o grupo também cultiva amora e framboesa, além de desenvolver uma nova variedade de mirtilo chamada Cupla, que promete alta produtividade e inovação no mercado.

Os investidores espanhóis, juntamente com representantes da King Berries, a maior produtora de mirtilo do Brasil, e do grupo West Agro, estão avaliando a possibilidade de realizar um grande investimento no Ceará. Durante a visita, o grupo conheceu a região da Ibiapaba, visitou o Porto do Pecém e analisou o potencial logístico da região.

Na terça-feira (26), uma reunião na sede da SDE contou com a presença de representantes da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) e da Companhia de Participação e Gestão de Ativos do Ceará S/A (CearaPar). O encontro teve como objetivo fechar os detalhes da visita e discutir as próximas etapas do possível investimento.

Conforme o secretário executivo Silvio Carlos, o mirtilo tem grade potencial para ser produzido no Ceará. “O mirtilo é uma cultura que tem grande potencial para ser produzido no estado devido às condições climáticas e geográficas, à infraestrutura logística que temos e por ser também uma das culturas mais procuradas pelo mercado europeu e americano. Então a gente acredita que é uma grande oportunidade para o estado”, afirmou.
A visita dos investidores espanhóis ao Ceará sinaliza um potencial significativo para o desenvolvimento do agronegócio no estado, fortalecendo a economia local e promovendo inovação no setor.