Governo do Ceará e Neoenergia assinam memorando para desenvolvimento de estudos de geração de energia eólica offshore no estado
28 de junho de 2024 - 13:25 #Complexo do Pecém #Desenvolvimento Sustentável #energias renováveis #Neoenergia #Semace
Ascom Casa Civil e Ascom Semace - Texto / Ascom Casa Civil - Fotos
Assinatura ocorreu no Palácio da Abolição, em Fortaleza, e marca a diversificação do portfólio energético do estado
O Governo do Ceará e a Neoenergia assinaram memorando de entendimento (MoU, na sigla em inglês), nesta semana, para o desenvolvimento de estudos conjuntos que incentivem projetos de geração de energia eólica offshore no litoral cearense. O acordo é um marco significativo na diversificação sustentável do portfólio energético do estado, aproveitando a grande capacidade dos ventos marítimos.
O projeto tem como objetivo não apenas reduzir as emissões de CO2, mas também gerar empregos e impulsionar o crescimento econômico na região. Esse já é o quinto acordo de cooperação firmado pela Neoenergia para o desenvolvimento da geração eólica offshore no Brasil. A companhia conduz ainda estudos para avaliar a viabilidade de implantação de projetos eólicos em alto-mar no Rio Grande do Norte, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul.
“O Ceará tem um grande potencial para a geração de energias renováveis e, diante disso, o Governo do Estado tem colaborado para a consolidação de investimentos que impulsionarão o desenvolvimento de negócios voltados para a geração de energia limpa. O projeto da Neoenergia, empresa líder no setor elétrico, para produção de energia eólica offshore, contribui, de forma significa, com o processo de diversificação sustentável do portfólio energético do estado, aproveitando a grande capacidade dos ventos marítimos. A iniciativa reduz as emissões de CO2, além de gerar empregos e impulsionar o crescimento econômico na região”, destacou o o governador Elmano de Freitas.
O evento de assinatura ocorreu no Palácio da Abolição, em Fortaleza, com ainda com a presença do superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes; da secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Vilma Freire; do secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho; do presidente do Complexo Portuário e Industrial do Pecém, Hugo Figueiredo; do diretor de Hidráulica e Offshore da Neoenergia, ; demais autoridades e executivos da empresa.
Marcelo Lopes destacou que o Governo do Ceará está alinhado à estratégia da Neoenergia. “É importante que o Brasil se prepare para a geração de novas fontes de energia renovável que vai evoluir no longo prazo. O pioneirismo da Neoenergia foi fundamental para tornar a eólica onshore uma realidade no país. Acreditamos que o surgimento de novas tecnologias para geração de energia limpa nos levará ao caminho mais seguro para uma transição energética justa e sustentável”, completou.
Sobre a Neoenergia
A Companhia, que é parte do grupo espanhol Iberdrola, atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados e no Distrito Federal, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras atendem cerca de 16,4 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 37 milhões de pessoas.
A Neoenergia possui 4,3 GW de capacidade instalada em geração, sendo 88% de energia renovável. Em transmissão, são 3 mil km de linhas em operação em lotes 100% entregues, e 5,6 mil km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável.