Com articulação da SDE, TCU visita Ceará para conhecer ações da transição energética do estado
28 de junho de 2024 - 14:58 #Complexo do Pecém #Desenvolvimento Sustentável #Fiec #Hub de Hidrogênio Verde #Sema #TCU #Transição Energética
Ascom SDE com informações da Sema
Durante três dias os auditores visitaram órgãos envolvidos na transição energética
Uma comitiva composta por técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) visitou o Ceará nesta semana com o objetivo de conhecer as ações do estado na transição energética. A missão aconteceu entre os dias 25, 26 e 27 e passou pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Complexo do Pecém e Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).
Representando o TCU, participaram da comitiva os auditores, Claudionor Moura Nunes Júnior, Fernando Simões dos Reis, Rodrigo Santana Marques e Samuel Cavalcanti Vieira. A visita contou com a articulação da SDE, representada pela coordenadora de Atração de Empreendimentos Industriais da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Brígida Miola, e pelo coordenador de Atração de Empreendimentos da Cadeia Produtiva de Hidrogênio Verde, Fernando Barros.
“A visita com os membros do TCU foi muito proveitosa e, na oportunidade, foi apresentado a eles o que o Ceará vem fazendo para ter uma transição energética eficiente e justa”, afirmou Brígida. “Entendemos que esse é um processo que precisa ser feito de maneira gradual e conjunta, com o envolvimento de diferentes atores, sejam eles públicos ou privados. Os auditores elogiaram o trabalho feito pelo estado e a sintonia entre todos os órgãos envolvidos na transição e na elaboração do Hub de Hidrogênio Verde do Pecém”, completou.
Na Sema, o secretário-executivo de Planejamento e Gestão Interna do órgão, Gustavo Vicentino, recebeu a comitiva. De acordo com o secretário, o propósito da reunião foi conhecer as experiências e atuações da SEMA em transição energética. “O TCU está realizando uma auditoria operacional sobre o assunto em nível nacional e com todos os órgãos envolvidos no processo no Ceará”, explicou.
Sob a liderança do governador Elmano de Freitas, que tem priorizado e dado continuidade às políticas de energias renováveis de governos anteriores, o Ceará tem trabalhado incansavelmente na promoção do estado para a transformação da matriz energética do Brasil. “Investir em práticas sustentáveis na geração de energia limpa são preocupações do governo cearense e da Sema também”, disse Gustavo Vicentino.