Com articulação da SDE, TCU visita Ceará para conhecer ações da transição energética do estado

28 de junho de 2024 - 14:58 # # # # # # #

Ascom SDE com informações da Sema

Durante três dias os auditores visitaram órgãos envolvidos na transição energética

Uma comitiva composta por técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) visitou o Ceará nesta semana com o objetivo de conhecer as ações do estado na transição energética. A missão aconteceu entre os dias 25, 26 e 27 e passou pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Complexo do Pecém e Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

Representando o TCU, participaram da comitiva os auditores, Claudionor Moura Nunes Júnior, Fernando Simões dos Reis, Rodrigo Santana Marques e Samuel Cavalcanti Vieira. A visita contou com a articulação da SDE, representada pela coordenadora de Atração de Empreendimentos Industriais da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Brígida Miola, e pelo coordenador de Atração de Empreendimentos da Cadeia Produtiva de Hidrogênio Verde, Fernando Barros.

“A visita com os membros do TCU foi muito proveitosa e, na oportunidade, foi apresentado a eles o que o Ceará vem fazendo para ter uma transição energética eficiente e justa”, afirmou Brígida. “Entendemos que esse é um processo que precisa ser feito de maneira gradual e conjunta, com o envolvimento de diferentes atores, sejam eles públicos ou privados. Os auditores elogiaram o trabalho feito pelo estado e a sintonia entre todos os órgãos envolvidos na transição e na elaboração do Hub de Hidrogênio Verde do Pecém”, completou.

Na Sema, o secretário-executivo de Planejamento e Gestão Interna do órgão, Gustavo Vicentino, recebeu a comitiva. De acordo com o secretário, o propósito da reunião foi conhecer as experiências e atuações da SEMA em transição energética. “O TCU está realizando uma auditoria operacional sobre o assunto em nível nacional e com todos os órgãos envolvidos no processo no Ceará”, explicou.

Sob a liderança do governador Elmano de Freitas, que tem priorizado e dado continuidade às políticas de energias renováveis de governos anteriores, o Ceará tem trabalhado incansavelmente na promoção do estado para a transformação da matriz energética do Brasil. “Investir em práticas sustentáveis na geração de energia limpa são preocupações do governo cearense e da Sema também”, disse Gustavo Vicentino.