Comitiva colombiana visita Ceará para conhecer projetos de irrigação

20 de junho de 2024 - 18:45 # # # # #

Ascom SDE

Delegação busca aplicar experiências cearenses para melhorar a agricultura no estado de Cesar

Na manhã desta terça-feira (18), uma comitiva do estado de Cesar, na Colômbia, esteve na Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) do Ceará. O objetivo principal da visita foi conhecer as ações voltadas para a irrigação desenvolvidas no estado através da SDE com recursos do Banco Mundial.

A comitiva colombiana foi recebida pelo secretário executivo do Agronegócio, em exercício, o engenheiro agrônomo Flávio Barreto, que representou Silvio Carlos Ribeiro e o secretário Salmito Filho, titular da pasta. A comitiva estava composta por Ludmilla Campos, secretária-executiva de Atração de Investimentos (Secretaria de Relações Internacionais); José Francisco Sequeda Daza, secretário de Agricultura e Desenvolvimento Empresarial; e José Emílio Osório, gerente do Centro de Desenvolvimento Tecnológico, ambos do estado de Cesar/Colômbia.

 Também representando a SDE, participaram os engenheiros agrônomos Sérgio Baima e Erildo Pontes, que fizeram uma apresentação sobre as áreas irrigadas, culturas, produção e produtividade e valor bruto da produção no Ceará. A apresentação destacou as vantagens do estado, incluindo a abundância de luz solar e a proximidade de portos para exportação.

A comitiva já visitou a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e suas vinculadas, ouvindo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), a Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) e a Funceme, para conhecer o modelo de gestão de recursos hídricos do Ceará.

Técnicos da Secretaria Executiva do Agronegócio, da SDE, acompanharam os visitantes ao perímetro Tabuleiro de Russas, do DNOCS, onde foram recebidos pela gerência executiva daquele projeto e tiveram a oportunidade de conhecer as tecnologias implantadas nas áreas produtivas.

A visita da comitiva colombiana busca obter conhecimento da experiência cearense em irrigação, visando aplicar essas práticas no estado de Cesar para melhorar a eficiência da irrigação, gerar mais empregos e, consequentemente, mais riqueza aos produtores colombianos.