Evento fortalece laços comerciais e culturais entre Ceará e China
28 de maio de 2024 - 15:13 #china #comercio #Cooperação #energias renováveis #industria
Ascom SDE
Iniciativa destaca cooperação em setores estratégicos como indústria, energia renovável e tecnologia
Na tarde da última segunda-feira (27/05), o secretário-executivo da Indústria da SDE, Joaquim Rolim, representou o secretário Salmito Filho no Encontro de Oportunidades China Brasil, evento que celebra os 50 anos de diplomacia entre os países e destaca a relação entre Brasil e China, a qual tem sido marcada por laços comerciais e de cooperação em diversas áreas. Durante o encontro, foi ressaltado que, desde o estabelecimento das relações diplomáticas em 1974, os dois países têm colaborado em setores como comércio, indústria, agricultura, educação, ciência e tecnologia. Além das relações comerciais, Brasil e China também buscam cooperação em ciência e tecnologia, educação, cultura e turismo, promovendo intercâmbios e parcerias.
O secretário-executivo Joaquim Rolim destacou que o Ceará já possui diversos negócios com a China, principalmente no setor de energia renovável. “A China já é um grande parceiro do estado do Ceará. Nós já temos vários investidores no Ceará, como as empresas CPFL Energia , State Power Investment Corporation (SPIC), Power China e CGN Brasil Energia. Muitos deles estão atuando principalmente no setor de energia renovável. Temos também a Eletra, que possui uma fábrica de produção de medidores – medidores digitais”, afirmou Rolim.
A abertura do evento foi realizada por George Braga, diretor-executivo da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Aecipp); Fábio Grandchamp, diretor de Operações do Complexo do Pecém; e Roseane Medeiros, vice-presidente da FIEC e Secretária de Relações Internacionais do Estado. Na ocasião, Karina Frota, gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), participou do primeiro painel do evento, que teve como tema “As Oportunidades e o Apoio a Investimentos na Indústria e no Comércio Bilateral, Logística e Transporte”.
“O evento fortaleceu significativamente o relacionamento comercial e cultural entre o Ceará e a China. As oportunidades de cooperação empresarial entre os dois mercados, em diversos setores, são extremamente relevantes,” afirmou Karina Frota.
O evento seguiu com o segundo painel, intitulado “Diálogos e Transição: Energia, Inovação, Turismo e Cultura”. A programação foi encerrada com o coquetel de lançamento do livro “China Brasil, 50 anos de diplomacia – Novas rotas para um novo tempo”.