SDE participa da 4° edição do Intersolar Summit Brasil Nordeste

11 de abril de 2024 - 19:02 # # # # # # #

Ascom SDE

O secretário-executivo da Indústria, Joaquim Rolim, representou a instituição na abertura do evento e como palestrante do tema “ Hidrogênio no NE: tecnologia, políticas públicas e cadeia de valor”.

A Secretária do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE) participou da 4ª edição do Intersolar Summit Brasil Nordeste, que teve início ontem (10) e foi encerrada nesta quinta-feira (11 ) no Centro de Eventos do Ceará. Na solenidade de abertura, o secretário-executivo da Indústria da SDE, Joaquim Rolim, destacou a importância do evento e dos temas abordados, ressaltando a prioridade que o governador Elmano de Freitas e o secretário Salmito Filho têm dado ao tema das energias renováveis e do hidrogênio verde. “É um evento de grande relevância para o estado do Ceará, para a região Nordeste e para o Brasil. O evento já está na sua 4° edição, reunindo investidores, academia, profissionais especialistas no tema e governos, propiciando debates, mas, principalmente, negócios. Então, essa interação permite muitas possibilidades de investimentos”, destacou.

Reunidos em um mesmo estande, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e a Agência de Desenvolvimento do Estado (Adece) apresentaram aos visitantes o cenário local do setor e as políticas públicas de fomento à cadeia produtiva que vêm sendo desenvolvidas no estado.

Juntamente com o engenheiro e consultor Airton Feitosa e com o consultor de energia da Fiec Jurandir Picanço, Joaquim Rolim participou, na manhã desta quinta-feira(11), de um painel que teve como tema “Hidrogênio no NE: tecnologia, políticas públicas e cadeia de valor”. Durante o painel, foram destacados alguns temas, como mercados globais de hidrogênio renovável e oportunidades no mercado nacional com foco na apresentação de estudos de casos e na discussão de lições aprendidas e oportunidades de negócios para empresas da região.

Avanços e potenciais

Joaquim Rolim destacou os potenciais para a geração de energia no Ceará, como geração solar (643 Gigawatts no total); potencial de geração eólica onshore (94 GW) e offshore (117GW); e potencial de geração híbrida (137 GW no total). Em relação aos avanços do Hub de hidrogênio verde no estado, o secretário-executivo mostrou como exemplo o lançamento da primeira molécula de H2V produzida no Brasil; a aprovação de licenciamento ambiental para produção do H2V para a Casa dos Ventos; o lançamento do primeiro campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) do Nordeste; além de outros destaques, como a qualidade da Educação no estado.

Da esquerda para a direita, Jurandir Picanço, Celso Mendes (diretor da Aranda, organizadora da Intersolar) e Joaquim Rolim

Ainda em sua apresentação, Rolim mencionou ser o Ceará o berço das energias renováveis no Brasil, cujo início aconteceu, em 1980, com a criação da primeira patente mundial do biodiesel pelo professor cearense Expedito Parente, passando por medições do vento, em 1990; pela criação do parque eólico do Mucuripe, em 1996; pela primeira licitação nacional para contratação de energia renovável, em 1997; primeira usina solar comercial da América Latina em Tauá, em 2011; primeira distribuidora do Brasil a injetar gás renovável na sua rede, em 2018; novo atlas eólico e solar do Ceará, inovador e criativo, em 2019; primeiro MoU para o Desenvolvimento do Hub de Hidrogênio Verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), em 2021 ; produzida a primeira molécula de hidrogênio verde no CIPP, em 2022; e, em 2023, 36 empresas já assinaram MoU para participar da cadeia produtiva de H2V.

Segundo Rolim, os temas energias renováveis e hidrogênio verde são estratégicos para o Ceará, e o governador Elmano de Freitas e o secretário da SDE, Salmito Filho, têm trabalhado intensamente para a viabilização dos projetos.

Intersolar

O Intersolar Summit Nordeste apresentou os dados sobre o crescimento da indústria e as perspectivas de geração distribuída no Nordeste, destacando sua importância para o setor solar do Brasil. Os presidentes da Absolar e do Sindienergia-CE discutiram o potencial da região. O evento, que contou com 100 expositores e ocupou um espaço de 5000 m², reuniu partes interessadas para abordar estratégias e inovações futuras em tecnologia solar. Com mais de cinco mil visitantes e 500 congressistas, segundo os organizadores, a conferência abordou tópicos como evolução da geração distribuída, geração centralizada, integração de energia renovável, hidrogênio verde e avanços no armazenamento de energia. A 4ª edição do Intersolar Summit Nordeste uniu tecnologia e negócios na indústria de energia renovável.

Em paralelo à feira, o congresso Intersolar Summit Brasil Nordeste contou com a participação de mais de 25 palestrantes renomados e especialistas do setor. Juntos, eles abordaram temas cruciais como evolução da geração distribuída na região Nordeste, avanços da geração centralizada, perspectivas para o sistema elétrico com alta inserção de energias renováveis, hidrogênio verde no Nordeste, progressos no armazenamento de energia e mobilidade elétrica.