Missão do Governo do Ceará explora oportunidades de energia renovável e hidrogênio verde na China

27 de março de 2024 - 14:33 # # # #

Visitas à matriz global da Envision e a fábricas de tecnologia verde são destaques da semana

O secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Salmito Filho, acompanhado do secretário-executivo da Indústria, Joaquim Rolim, e do secretário-executivo de Comércio, Serviços e Inovação, Fábio Feijó, dá continuidade à missão governamental que busca explorar oportunidades de energia renovável e hidrogênio verde, que iniciou na Dinamarca.

Nessa segunda-feira (25), já na China, o grupo esteve reunido no edifício sede da matriz global da empresa chinesa Envision, em Xangai, com o vice-presidente e diretor de clientes estratégicos para a América Latina e Europa, Sr. Yimin Lou. Durante o encontro, foram discutidas as diversas oportunidades com vantagens competitivas globais que o Ceará oferece para avançar na cadeia produtiva de geração de energias renováveis e na produção de Hidrogênio Verde (H2V).

No dia seguinte, terça-feira (26), a delegação visitou várias instalações importantes na cidade de Jiangyn. As visitas incluíram a fábrica de gearboxes, uma estrutura que pesa cerca de 40 toneladas e envolve tecnologia que faz parte de uma turbina eólica; a fábrica de pás, uma estrutura externa que mede entre 75m a 165m de comprimento, compondo a torre eólica com três unidades; e a fábrica de HUBs, estrutura que conecta a torre com as três pás e com o Nacelle, que abriga toda a turbina eólica com o gearbox e gerador.

O secretário Salmito e os secretários-executivos da SDE também visitaram a fábrica de baterias (BESS), que são fabricadas pela Envision para armazenar energia em capacidades relativamente pequenas, médias e grandes, com containers com capacidade significativa de armazenamento de energia. Como curiosidade na área do social, o grupo registrou o uso de ar-condicionado na fábrica de “gearboxes” para climatizar toda a fábrica no verão, visando ao conforto térmico dos operários.

Na quarta-feira (27) , o grupo visitou as unidades industriais da Envision na cidade de Chifeng, próxima a Pequim, onde produz hidrogênio verde e amônia. Segundo o Secretário, durante as reuniões, o vice-presidente Mr. Yimin Lou e os diretores da Envision ficaram muito felizes com a visita da missão e ficaram ainda mais contentes quando tiveram conhecimento de que eles estavam lá sob orientação do governador Elmano. Segundo o secretário, Mr. Yimin Lou ficou impressionado com a apresentação sobre as vantagens competitivas do Ceará para a geração de energias renováveis e H2V e sobre a logística competitiva do Ceará.

A Envision Energy é uma empresa líder mundial em tecnologia ecológica, que oferece soluções de sistemas de energia renovável para empresas, governos e instituições em todo o mundo. Com a missão de “resolver os desafios para um futuro sustentável”, a Envision Energy reduz continuamente os custos de produção, armazenamento e sinergia das energias renováveis por meio da inovação tecnológica.