Inauguração de Operação Logística marca novo capítulo na competitividade do segmento calçadista no Ceará

27 de março de 2024 - 18:03 # #

Investimento de R$ 8 milhões impulsiona setor no estado

Foi inaugurada na quinta-feira (21), estrutura logística que visa atender toda a cadeia de suprimentos do segmento calçadista, desde a linha de produção até a distribuição do produto acabado no município de Senador Pompeu. A solenidade contou com a presença do presidente do grupo Troca, Delmar Albarello; do prefeito da cidade, Maurício Pinheiro; do coordenador de Atração de Investimentos da Secretaria do Desenvolvimento do Estado (SDE), Marcelo Santos, dentre outras autoridades.

A inauguração da filial em Senador Pompeu é um marco histórico para o setor, segundo Marcelo Santos. “ O Grupo Troca inicialmente irá operar com foco no setor calçadista, porém a expectativa de mercado é que, após consolidada, passe também a atuar como prestador de serviços logísticos em outros segmentos, afinal, a expertise do grupo é fornecer soluções logísticas personalizadas”, destacou.

“Represento a SDE com muita satisfação, não só como colaborador do Governo do Estado, mas também como cidadão, pois sabemos que mais de 60% do PIB do Estado está concentrado em apenas 12 municípios, e investimentos desta natureza ajudam a descentralizar a riqueza do estado, gerando oportunidades de forma mais equitativa no Ceará e essa descentralização, também, é um importante objetivo da SDE”, acrescentou Marcelo Santos em sua fala durante a solenidade.

O prefeito de Senador Pompeu, Maurício Pinheiro, destacou o papel do Governo em estimular o processo produtivo, afirmando que a iniciativa privada é quem gera emprego e renda. O empreendimento iniciará suas atividades com a contratação de 200 empregos diretos e indiretos, segundo o presidente do grupo, Delmar Albarello.

Visita à SDE

Albarello, em reunião com o secretário da SDE, Salmito Filho, um dia antes da inauguração, ressaltou que fornecedores, os quais anteriormente não podiam operar no Ceará devido a questões fiscais, agora têm a oportunidade de fazê-lo. Albarello referia-se ao Decreto Governamental nº 35.809 de 29/12/2023, que estabelece procedimentos relativos às operações internas e interestaduais para o armazenamento de mercadorias pertencentes a contribuintes do ICMS destinadas a operador logístico.

Na ocasião, Salmito Filho disse ser uma honra receber mais um investidor que traz não apenas capital, mas também experiência. Com essa operação logística, estaremos aumentando a competitividade e atraindo mais empresas de calçados para o Ceará. A matéria-prima, que hoje vem 100% de outros estados, estará aqui com competitividade, possibilitando pronta-entrega, sem nenhum custo adicional para as empresas, graças à inteligência que o Grupo Troca trouxe para o Ceará”.