Missão oficial do Governo do Ceará: avanços em energias renováveis

21 de março de 2024 - 19:42 # # # # # #

 

Secretário do Desenvolvimento Econômico lidera visita a centros de pesquisa na Dinamarca e China dentro da estratégia de desenvolvimento da cadeia produtiva do hidrogênio verde no estado do Ceará.

Em missão oficial, o secretário do Desenvolvimento Econômico (SDE) do Governo do Ceará, Salmito Filho, a convite da Envision Energy, uma empresa chinesa líder global em energias renováveis, iniciou nesta sexta-feira (22) uma visita ao centro de pesquisa da companhia na Dinamarca. Salmito Filho está acompanhado do secretário-executivo da Indústria, Joaquim Rolim, e do secretário-executivo de Comércio, Serviços e Inovação, Fábio Feijó.

Durante a visita, o secretário Salmito Filho fez a apresentação do planejamento estratégico do governo do Ceará, evidenciando desde a política de desenvolvimento econômico até as energias renováveis e o hidrogênio verde. Durante a explanação, Kurt Andersen, sócio sênior da Envision, ressaltou: “Pelo que foi apresentado sobre energias renováveis e hidrogênio verde, deu para ver claramente como irão utilizar o potencial solar e eólico existente no estado e fora do estado para posicionar o Ceará na nova economia verde mundial. Obviamente, devem trabalhar com empresas globais para tornar isso realidade, e nós podemos eventualmente convidar várias empresas para participar de um grupo de investimentos a fim de tornar esse potencial uma realidade”.

Após visitar as experiências na Dinamarca, eles seguem para a China no sábado (23) com o mesmo propósito de conhecer os projetos da Envision Energy em operação naquele país.
Em Xangai, estão programadas visitas à sede da empresa e à fábrica de hidrogênio verde; em Jiangyin, conhecerão as fábricas de turbinas eólicas, de lâminas, de armazenamento de baterias e de eletrolisadores.

A Envision Energy é uma empresa líder mundial em tecnologia ecológica, que oferece soluções de sistemas de energia renovável para empresas, governos e instituições em todo o mundo. Com a missão de “resolver os desafios para um futuro sustentável”, a Envision Energy reduz continuamente os custos de produção, armazenamento e sinergia das energias renováveis por meio da inovação tecnológica.

O contato principal para essas visitas acontecerem foi feito pelo governador Elmano de Freitas, que orienta à SDE dar sequência à busca de investimentos na área de energia eólica e hidrogênio verde.

Hub de H2V

O Ceará desponta como um centro promissor de energias renováveis, especialmente no desenvolvimento do hidrogênio verde. Sob a liderança do governador Elmano de Freitas, o Estado tem atraído investimentos significativos, com mais de 30 acordos firmados e uma projeção de mais de US$ 30 bilhões de dólares (R$ 145,7 bilhões de reais). O potencial do Ceará inclui recursos eólicos e solares abundantes, infraestrutura robusta e apoio governamental.

“Investir em práticas sustentáveis na geração de energia limpa é uma preocupação do governo cearense. Aproveitar de forma consciente o sol e os ventos fortes, presentes em abundância no nosso Ceará, trará, sem dúvidas, resultados satisfatórios e até transformadores na nossa economia”, afirma o titular da SDE, Salmito Filho.

A produção de hidrogênio verde, obtido por meio da eletrólise da água através da utilização de energias renováveis, é vista como um pilar importante na transformação da matriz energética global. Com investimentos planejados para o Hub de Hidrogênio Verde no Complexo do Pecém, espera-se um impacto positivo significativo na economia local, incluindo geração de empregos e desenvolvimento tecnológico. O Estado já assinou diversos memorandos de entendimento com empresas nacionais e estrangeiras, evidenciando o crescente interesse no potencial do Ceará como líder na produção de energias limpas.