ZPE Ceará se reúne com representantes da Fortescue no Brasil

18 de março de 2024 - 16:04 # # # # #

Ascom ZPE

O presidente da ZPE Ceará, Hélio Leitão, se reuniu nesta segunda-feira (18) com representantes da mineradora australiana Fortescue, que possui um pré-contrato assinado para a instalação de uma planta de Hidrogênio Verde (H2V) no Setor 2 da Zona de Processamento de Exportação do Complexo do Pecém.

Durante o encontro, realizado na sede administrativa da ZPE Ceará, o gerente nacional da Fortescue no Brasil, Luís Viga, acompanhado do especialista em permissões e aprovações da empresa, Cristiano Duailibe Costa, apresentou detalhes do projeto de Hidrogênio Verde ao presidente da ZPE Ceará, que assumiu o cargo no último dia 1º de março. O executivo fez questão de ressaltar a importância da “segurança jurídica oferecida pela ZPE” para a consolidação da indústria de produção e distribuição de Hidrogênio Verde no Estado do Ceará.

“O projeto da Fortescue é de fundamental importância para a consolidação do Hub de Hidrogênio Verde do Estado do Ceará. Já temos um pré-contrato assinado e trabalharemos arduamente para a consolidação desse grande investimento, que será histórico para o nosso Estado e que só é viável por conta de todos os incentivos e diferenciais competitivos oferecidos pela ZPE Ceará e pelo Complexo Industrial e Portuário do Pecém”, destaca Hélio Leitão.

Também participaram da reunião o diretor de governança da ZPE Ceará, Luís Fernando Simões, a assessora de qualidade e inovação, Cristiane Peres, e o assessor de diretoria, Thiago Guimarães.

O projeto da Fortescue no Pecém

Primeira empresa a assinar um pré-contrato para a instalação de uma usina de H2V no Complexo do Pecém, a multinacional australiana Fortescue prevê um investimento estimado de US$ 6 bilhões na construção de uma planta para a produção e distribuição de H2V no Setor 2 da ZPE Ceará.

O projeto tem potencial para produzir 837 toneladas de Hidrogênio Verde por dia, com o uso de 2.100 MW de energia renovável. A estimativa é que a unidade fabril também deve gerar cerca de 5.000 empregos na fase de construção, de acordo com o Estudo de Impacto Ambiental, apresentado em agosto de 2023.

Em outubro do ano passado, o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) aprovou a planta de Hidrogênio Verde da Fortescue, que se tornou, também, a primeira empresa a ter um projeto de H2V aprovado pela entidade no Ceará.