Em reunião estratégica, SDE e Fiocruz discutem expansão do Polo Industrial de Saúde da Fiocruz

5 de março de 2024 - 11:47 # # # #

Encontro realizado no Eusébio reúne representantes do governo e da Fiocruz para planejar o futuro da biotecnologia no Ceará

Durante a tarde desta segunda-feira, (04), o secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Salmito Filho, acompanhado do secretário-executivo de Comércio, Serviço e Inovação, Fábio Feijó, esteve na sede da Fiocruz Ceará, no município do Eusébio, para participar da abertura do Seminário de Planejamento Estratégico da Fiocruz Ceará. A dinâmica do encontro abordou o papel da instituição com uma retrospectiva dos avanços científicos desenvolvidos nos últimos 15 anos, além das expectativas e parcerias para o futuro da Fundação no Ceará. Fortalecimento da atenção primária à saúde, investimentos em biotecnologia e parcerias internacionais marcaram a trajetória da instituição no estado.

O secretário titular da SDE, Salmito Filho, juntamente com o secretário-executivo Fábio Feijó apresentaram o planejamento estratégico da secretaria, destacando a intenção de colaborar com a Fiocruz. Um dos pontos destacados pelos secretários foi a transformação do Polo Industrial Tecnológico da Saúde em um Complexo Industrial da Saúde, conforme afirmou o secretário Salmito.

Para Fábio Feijó, há um mercado promissor na área da biotecnologia que pode ser explorado no Polo Industrial. “Como é um tema de desenvolvimento econômico, é fundamental ter mercado. E aqui demonstramos que há. Apenas o mercado norte-americano, em 2021, era de um trilhão de dólares, e a projeção até 2030 é chegar a quase quatro trilhões de dólares. Ao mesmo tempo, já temos instaladas a Fiocruz e a Biomanguinho. São duas empresas âncoras. Seria um desperdício não aproveitarmos esse ativo e toda a produção científica que temos para o desenvolvimento econômico.”

No mesmo dia, pela manhã, o secretário Salmito e o secretário-executivo Fábio Feijó estiveram no gabinete da vice-governadora, Jade Romero, onde se reuniram com o presidente da Fiocruz Ceará, Mário Santos Moreira, secretários estaduais, além de técnicos e coordenadores da Fiocruz. A pauta da reunião foi o Polo Industrial e Tecnológico de Saúde da Fiocruz do Eusébio.