Jucec forma parceria com Secretaria de Igualdade Racial do Ceará

29 de fevereiro de 2024 - 13:12 # # #

Ascom Jucec

A Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) recebeu nesta tarde (27), a Secretaria de Igualdade Racial do Ceará, representada pela secretária-executiva, Martír Silva, visando fortalecer uma parceria que incentive o desenvolvimento econômico e o acesso à informação e incentivo ao empreendedorismo por parte de povos socialmente minoritários.

Entre as ações de desenvolvimento sugeridas pela secretária-executiva, estava o levantamento de dados sobre empreendedorismo junto às populações historicamente discriminadas racialmente. “Para a perspectiva da política de igualdade social, nos interessa um diálogo e a construção de uma parceria com a Jucec, pois temos como eixo da nossa política de combate ao racismo o reconhecimento das potencialidades econômicas da população negra, quilombolas, ciganas e dos povos de terreiro” explica Martír.

A secretária-executiva ainda completa: “São populações que desenvolvem de várias maneiras o empreendedorismo, e a Jucec vai facilitar a informação sobre os processos de formalização, pois isso é uma forma tanto de incluir quanto valorizar e potencializar o empreendedorismo dessas populações”. Além de Martír, também estiveram presentes a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, a articuladora da Jucec, Sonara Capaverde e a orientadora de célula da Secretaria, Kaiany Vasconcelos.

Durante o encontro, foi reforçado a importância de identificar o perfil empreendedor dessa população, bem como perceber a melhor forma de atuação por parte da secretaria e da Jucec em prol do aprimoramento de políticas públicas. Carolina se colocou à disposição de atender às demandas de dados feitos pela secretaria: “A Jucec vai trabalhar para oferecer suporte por meio de coleta de dados, informações e disseminação de conhecimento para auxiliar no serviço da secretaria”.