Governo do Ceará visa atrair investimentos para impulsionar a produção de hidrogênio verde

23 de fevereiro de 2024 - 19:49 # # # #

A comitiva busca parcerias estratégicas para o setor energético e econômico

Na tarde da última quinta-feira (22), o Governador Elmano de Freitas, acompanhado pelo secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, e pelo secretário-executivo da Indústria, Joaquim Rolim, realizou uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o diretor regional da Fortescue na América Latina, Sebastián Delgui e o diretor da Fortescue no Brasil, Luis Viga. Também estiveram presentes à reunião o secretário-chefe da Casa Civil do Ceará ,Max Quintino, e o procurador-chefe do Estado do Ceará, Rafael Moraes.

O encontro teve como principal pauta a discussão de investimentos para impulsionar a produção de Hidrogênio Verde no Brasil. Destacou-se que a empresa Fortescue possui o projeto de produção mais avançado no hub de H2V do Complexo do Pecém.

Além disso, durante a reunião, foram abordadas políticas de incentivo para o desenvolvimento do hidrogênio verde e produtos verdes. O objetivo central dessas iniciativas é gerar novos negócios e empregos para a população, fortalecendo assim a economia do Ceará.

Ainda em Brasília, o secretário Salmito Filho, junto com o secretário-executivo Joaquim Rolim, esteve com o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Sandoval Feitosa. Na pauta, o potencial do Ceará na geração de energia limpa e na transição energética. Essa reunião demonstra o compromisso do governo cearense em explorar diversas fontes de energia, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do estado e para a diversificação da matriz energética nacional.