Atualização do Empresa Mais Simples é tema de palestra no Sescap Ceará

22 de fevereiro de 2024 - 14:45 # # #

Ascom Jucec

Contadores e técnicos puderam conhecer melhor o novo fluxo de abertura de empresas.

A Atualização do Empresa Mais Simples, que possibilitou mais interatividade, linguagem simples e acessibilidade ao público, foi tema de palestra realizada pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), em parceria com o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Ceará (Sescap), na manhã de hoje (22/02).

Na oportunidade, os contadores puderam conhecer melhor o novo fluxo de abertura de empresas e esclarecer dúvidas sobre a recente atualização realizada no Portal de Serviços. O vice-presidente da Jucec, Caio Rodrigues, iniciou a apresentação explicando a evolução do processo de registro empresarial no estado, com as melhorias implementadas desde 2016.

“A Jucec vem investindo em tecnologia e aperfeiçoando a formalização de novos negócios, que iniciou com a implementação do Sistema de Registro Mercantil e com a Junta Digital. Agora, apresentamos o novo fluxo, que proporcionou um processo mais linear. É como se abrir uma empresa se tornasse um bate papo com o sistema”, afirmou.

Estavam presentes também o presidente do Sescap Ceará, Carlos Átila, e o diretor de Planejamento e Gestão da Jucec, Eduardo Jereissati, que apresentou o novo fluxo de abertura de empresas e explicou que o Programa Empresa Mais Simples nasceu da necessidade de melhorar a experiência do usuário no Portal de Serviços.

“O programa proporciona um fluxo mais intuitivo, gerando menos exigências nos processos, redução de burocracia e de tempo para contadores e empreendedores. Agora, estamos ampliando o Empresa Mais Simples, que antes era destinada apenas a empresas de baixo risco, para os demais tipos de empreendimentos. Isso permite que um público maior seja beneficiado pelo programa” comenta Eduardo.

Sobre o Empresa Mais Simples  (Fluxo Rápido)

Desde o lançamento, 10 municípios já aderiram ao Empresa Mais Simples para ter acesso ao registro de empresas em até 5 minutos, são estes: Sobral, Aquiraz, Eusébio, Baturité, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Itapipoca, Amontada, Mombaça, Acaraú e Quixeramobim. A integração depende do município atender a requisitos, como:

Ter viabilidade automática

Isenção de taxas na formalização

Licenciamento de empresas de baixo risco

Integração entre setores que possibilite a emissão da inscrição municipal automaticamente

Fluxo Tradicional 

Antes, o cidadão precisava percorrer vários itens dentro do Portal de Serviços para concluir o registro da empresa. Com a atualização do Empresa Mais Simples, o fluxo de todo o procedimento está concentrado em um só lugar, com linguagem mais simples e acessível.

O fluxo tradicional pode ocorrer por meio do registro automático ou análise manual. Este fluxo inclui o registro da empresa na Jucec, mas não envolve o licenciamento empresarial.

Conheça os requisitos:

Atende a todos tipos de atividades (CNAES) e cidades do Ceará;

Viabilidade convencional e automática;

Disponível para os tipos jurídicos: empresário e Sociedade LTDA (todos os portes)

Somente para abertura de empresas (sem abertura de filial);

Sócios com representantes legais cadastrados podem abrir empresas pelo sistema.