Adagri instala novas armadilhas de monitoramento da Mosca da Carambola (Bactrocera carambolae)

9 de fevereiro de 2024 - 17:26 # # #

Ascom Adagri

Com o intuito de aumentar a cobertura de monitoramento no estado da Bactrocera carambolae, conhecida como Mosca da Carambola, a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), realizou neste mês a redistribuição e instalação de novas armadilhas de monitoramento (Tipo Jackson), nas regiões de Inhamuns, Maciço de Baturité e nos Portos do Pecém e Mucuripe.

“Esse monitoramento vai acontecer agora em 22 locais de risco no estado do Ceará, com o objetivo de manter o status de “Baixo Risco no Estado. Esse trabalho é de fundamental importância para prevenção e controle da praga, que pode causar sérios danos à fruticultura do País” explica a diretora de sanidade vegetal da Adagri, Neiliane Sombra.

A dispersão e o ataque da Mosca da Carambola provocam perdas significativas na produção, uma vez que os frutos infestados não se desenvolvem normalmente e caem antes do tempo.

Cerca de 20 espécies de frutos hospedeiros da Mosca da Carambola já foram registrados, entre eles: carambola, citros, mamão, manga, acerola, maracujá, acerola e outros.

A presença da praga pode ainda limitar a participação em mercados consumidores fundamentais para a economia do Brasil.

“As regras de segurança e saúde dos mercados consumidores exigem que a importação seja suspensa, quando há focos da praga em alguma região gerando perdas econômicas e de postos de trabalho no país”, conclui o gerente de sanidade vegetal e certificação fitossanitária da Adagri, Gleyber Cartaxo.