Desenvolvimento sustentável: Ceará inova com projeto pioneiro de eficiência hídrica no agronegócio
2 de fevereiro de 2024 - 16:30 #Adagri #Agronegócio #Áreas Irrigadas #Faec #Fiec #Funcap #Ipece #Irrigação
Secretário-executivo da SDE participa de evento que apresenta resultados e perspectivas para aprimorar o uso da água nas principais bacias do estado, promovendo inovação e sustentabilidade
Na manhã de hoje (02), o secretário-executivo do Agronegócio da SDE, Sílvio Carlos, participou do Workshop “Programa de Eficiência do Uso da Água no Setor Agropecuário para cinco Bacias Hidrográficas do Estado do Ceará” na Federação das Indústrias do Estado do Ceará. O evento foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (SDE) em parceria com o Banco Mundial.
O encontro teve como objetivo apresentar os resultados dos Projetos do Banco Mundial em parceria com Estado do Ceará, SDE, Funceme e Ipece, focados na instalação de estações meteorológicas automatizadas (Funceme), Projeto de Cadastro dos Irrigantes das Cinco Bacias do estado (Funceme) e Elaboração de Software para Apoio aos Irrigantes do Estado do Ceará. Após a entrega dos resultados, foram discutidos temas como apreciação dos produtos contratados, oportunidades, processos de continuidade e possibilidades futuras para o desenvolvimento econômico do Estado do Ceará.
Sílvio Carlos destaca a relevância do projeto: “O projeto, que também tem o apoio da Funcap com o programa Cientista Chefe, busca aprimorar a eficiência do uso da água na agricultura irrigada nessas cinco bacias, introduz tecnologia desenvolvida nos Estados Unidos, proporcionando a máxima precisão na determinação das necessidades de água para a irrigação, além de realizar o cadastro dos irrigantes. Esse projeto permitirá também o conhecimento detalhado da produção de cada irrigante nas bacias, destacando a importância das bacias alto, médio e baixo Jaguaribe, Banabuiú e Salgado. Representando praticamente metade do território do Ceará, essas bacias são importantes para o percurso da água da transposição do rio São Francisco”, destacou. O secretário-executivo Silvio enfatiza ainda o pioneirismo do projeto, sendo inédito não apenas para o Ceará, mas também para todo o Brasil.
Para o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), Elmo Aguiar, que esteve presente ao encontro, o workshop foi um evento muito interessante, que reuniu nomes importantes do agronegócio, com o objetivo de conhecer e discutir de que forma podemos ter um aproveitamento da água das nossas bacias hidrográficas no agronegócio”, reforça Elmo Aguiar.
Também compareceram o presidente da Funcap, Raimundo Costa; o diretor-geral do Ipece, Alfredo Oliveira; o presidente da Funceme, Eduardo Sávio; o ex-ministro da Integração, Francisco Teixeira; representando o Presidente da Ematerce, Itamar Lemos; o presidente do Sindialimentos, Isaac Matos Bley; o superintendente de relações institucionais da FIEC, Sérgio Lopes; entre outros convidados.
Dentre os colaboradores, estavam Funceme, Ipece, 3V3 Tecnologia, Faec, Funcap/Programa Cientista Chefe e Ematerce, com apoio adicional da Fiec, do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e do Sindicato das Indústrias de Rações Balanceadas do Estado do Ceará (Sindialimentos).