Fátima Bezerra, governadora do RN, toma posse como primeira mulher à frente do Consórcio Nordeste

1 de fevereiro de 2024 - 09:14 # #

Roberto Leite - Ascom Casa Civil - Texto Carmem Félix, Humberto Sales e Sandro Menezes - Governo RN - Foto

Ato de posse ocorreu durante Assembleia Geral dos Governadores e Governadoras do Nordeste, em Natal

Uma mulher comanda o Consórcio Nordeste (CNE) a partir deste 31 de janeiro de 2024. Nesta data, uma quarta-feira, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, tomou posse como presidenta do Consórcio Nordeste, em evento realizado no Centro de Convenções de Natal. Ela se torna, então, a primeira mulher a presidir a entidade, sucedendo João Azevedo, governador da Paraíba. A vice-governadora do Ceará, Jade Romero, representou o governador Elmano de Freitas na solenidade.

Eleita na última Assembleia Geral de 2023, realizada em dezembro, Fátima Bezerra destacou o papel do CNE na articulação de projetos para a região e na independência de todos os gestores e gestoras dentro da autarquia. “O Consórcio Nordeste se consolidou como uma ferramenta competente de gestão e, ao mesmo tempo, como um belo exemplo de governança. O bonito do Consórcio Nordeste é nós, gestores e gestoras, sem perder de vista as especificidades que cada estado tem, mas aquele olhar em conjunto, de pensar exatamente a região como um todo e buscar as soluções comuns para os problemas”.

Ao falar sobre a posse da nova presidenta do Consórcio, a vice-governadora do Ceará, Jade Romero, destacou a papel da mulher em cargos de liderança.

“Tem uma questão de destaque que é ver uma mulher aguerrida e trabalhadora assumir a presidência do Consórcio Nordeste, que sempre foi um espaço de resistência e de luta. A região Nordeste tem sido destaque no Brasil nas mais variadas políticas públicas de desenvolvimento. Então, que nós possamos, por meio da nossa voz, unida e articulada, seguir crescendo, mas, sobretudo, superar as diferenças, as desigualdades regionais que, infelizmente, ainda nos afetam tanto”, pontuou Jade Romero.

Antecessor de Fátima Bezerra na presidência, João Azevedo, ressaltou o papel do cargo dentro do Consórcio Nordeste a partir de agora, ressaltando as qualidades da nova gestora. “Quando nós nos unimos, formamos um só estado de 60 milhões de habitantes. E é essa força do Consórcio que faz a diferença nas muitas vitórias que tivemos ao longo dos últimos anos. E [o Consórcio] não poderia estar em melhores mãos em 2024 do que com Fátima Bezerra, pela sua capacidade de articular, de fazer negociação de uma gama de ideias que ela defende. O poder de convencimento de Fátima é muito grande”, afirmou João Azevedo.

Representando o presidente Lula, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, ressaltou, em sua fala, a união entre a autarquia dos nove estados e o Governo Federal. “Gratidão ao nosso querido João Azevêdo, a todos as governadoras e governadores que fizeram esse brilhante trabalho neste último período. E agora, todos sabem do carinho e do amor que ele [presidente Lula] tem pela nossa querida Fátima Bezerra. Então, Fátima, o presidente pediu para dizer aqui, há pouco, estava ligando também o vice-presidente Geraldo Alckmin também para mandar esse abraço e dizer que o Consórcio poderá contar sim com toda prioridade para trabalhar juntos”.

Participaram também da solenidade os governadores da Bahia, Jerônimo Rodrigues; do Piauí, Rafael Fonteles; do Maranhão, Carlos Brandão Jr.; de Alagoas, Paulo Dantas; de Sergipe, Fábio Mitidieri; e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; além do presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Paulo Câmara. O Secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Salmito Filho, foi representado no evento pelo secretário-executivo da Indústria, Joaquim Rolim.