Com apoio do Governo do Estado, queijaria cearense desenvolve produtos autorais e conquista premiação internacional

31 de janeiro de 2024 - 14:59 # # # # # #

Ascom Adece

Natural de Limoeiro do Norte, Marcelo Guimarães foi um dos produtores beneficiados por uma consultoria promovida pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), do Governo do Ceará. A iniciativa teve como objetivo fortalecer a cadeia produtiva do leite e agregar valor aos produtos regionais.

“Nós só produzíamos e vendíamos para a indústria de laticínio. Sabíamos que era preciso fazer mais ações com o nosso leite, porque a produção do leite fluido estava se tornando inviável. Foi quando comecei a pesquisar sobre queijos maturados e tive conhecimento de uma consultoria que seria ministrada pelo senhor Robert”, lembra Marcelo, se referindo à capacitação ministrada pelo especialista uruguaio em laticínios Robert Carlos Magarinos Hawkins.

A consultoria foi viabilizada por meio do contrato de gestão “Fortalecimento do Setor Agrícola, Pesqueiro e Aquícola no Estado do Ceará”, que previa, entre suas metas, a realização de ações para introdução de técnicas e melhorias no processo de produção de queijos finos e agregação de valor aos produtos lácteos locais. O projeto atendeu 45 produtores de municípios do Vale do Jaguaribe. A Adece investiu cerca de R$ 6,5 milhões em projetos ligados ao agronegócio nos últimos anos

Principal atividade da agropecuária cearense, a produção de leite tem alcançado bons resultados ao longo dos últimos anos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mesmo diante dos desafios impostos pelo clima semiárido, o Ceará ocupa a terceira colocação no ranking de produção leiteira do Nordeste e também ranqueia no top-10 nacional.

Queijos premiados

Com os conhecimentos adquiridos durante a consultoria, Marcelo conseguiu fortalecer e expandir sua queijaria: a Dona Vita. “A gente já tinha em mente o que queria para o negócio, mas não dominávamos as técnicas de fabricação. A consultoria trouxe mais segurança para executarmos os nossos processos e obter maior êxito na produção”, comenta o produtor.

“A Adece é um braço estratégico do Governo do Ceará no fomento às cadeias produtivas de vários setores, dentre eles o agronegócio. O estímulo ao aumento do valor agregado dos produtos locais e às novas culturas é uma das ações que vêm sendo executadas. Iniciativas como essa contribuem para o aumento da renda e empregos dos cearenses”, comenta o presidente da Agência, Danilo Serpa.

Membro da terceira geração de uma família de criadores de gado leiteiro, Marcelo passou a desenvolver receitas autorais de queijos maturados. De lá para cá, a queijaria Dona Vita criou quatro novos sabores, que receberam reconhecimento internacional e premiações em concurso da categoria.

“Não seguimos nenhuma receita de queijos já presentes no mercado. São produtos únicos, com sabores e texturas próprias”, explica Marcelo. Os queijos do produtor cearense ganharam o gosto do público e conquistaram ouro e bronze no Mundial de Queijos do Brasil, realizado em 2022. O concurso reuniu mais de 1.100 tipos de queijos de várias partes do mundo.

Os produtos desenvolvidos por Marcelo passam de 60 a 150 dias em processo de maturação. Atualmente, a queijaria Dona Vita, além do Ceará, também está presente nos mercados de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, entre outros estados brasileiros. Segundo o produtor, a empresa está em negociação com outros países para iniciar a exportação dos produtos.