Atualização do Empresa Mais Simples simplifica fluxo de abertura de empresas

31 de janeiro de 2024 - 15:56 # # #

Ascom Jucec

A Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) disponibiliza novo fluxo para abertura de empresas no estado, com a recente atualização do Programa Empresa Mais Simples. Por meio de um ambiente que oferece linguagem simples, interatividade e acessibilidade ao público, o cidadão poderá registrar seu negócio por meio de processo linear de perguntas que simulam uma conversa para coletar os dados necessários à inscrição.

Na nova versão do sistema, o usuário poderá alternar entre o fluxo rápido e o fluxo tradicional, de acordo com os dados informados durante o processo de abertura. Com o fluxo rápido, a abertura é realizada automaticamente em até 5 minutos sem análise manual, contemplando as licenças de órgãos e prefeituras, apenas para empresas dentro dos requisitos do Empresa Mais Simples.

No fluxo tradicional, o processo é sujeito a análise manual com a possibilidade de automatização em algumas etapas. Nesse caminho, é possível abrir empresas de baixo, médio ou alto risco, utilizar nome personalizado para a empresa e está disponível para todos os municípios do Ceará. A transição entre os fluxos é indicada com um aviso no canto superior direito da tela.

A presidente da Jucec, Carolina Monteiro, apresenta a importância da atualização para tornar a experiência do público com o registro empresarial ainda mais prático e acessível. “Atuar na simplificação de etapas e procedimentos é tornar a formalização de empresas mais acessível. Esse é o nosso objetivo, pois acreditamos que isso pode auxiliar o empreendedor cearense e impulsionar novos negócios para o estado.”

Dentre as novidades, a atualização do Empresa Mais Simples oferece vantagens como a possibilidade de sócios com representantes legais cadastrados abrirem empresas pelo sistema, registro por sócios menores de idade, possibilidade de Pessoa Jurídica ser sócia de uma empresa aberta pelo sistema, além de rapidez, praticidade e usabilidade.

A nova versão do sistema pode ser utilizada a partir do Portal de Serviços da Jucec, clicando em “Empresa Mais Simples: Quero abrir uma empresa”.

Sobre o Empresa Mais Simples  (Fluxo Rápido)

Desde o lançamento, 10 municípios já aderiram ao Empresa Mais Simples para ter acesso ao registro de empresas em até 5 minutos, são estes: Sobral, Aquiraz, Eusébio, Baturité, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Itapipoca, Amontada, Mombaça e Acaraú. A integração depende do município atender a requisitos, como:

Ter viabilidade automática

Isenção de taxas na formalização

Licenciamento de empresas de baixo risco

Integração entre setores que possibilite a emissão da inscrição municipal automaticamente

Fluxo Tradicional

Antes, o cidadão precisava percorrer vários itens dentro do Portal de Serviços para concluir o registro da empresa. Com a atualização do Empresa Mais Simples, o fluxo de todo o procedimento está concentrado em um só lugar, com linguagem mais simples e acessível.

O fluxo tradicional pode ocorrer por meio do registro automático ou análise manual. Este fluxo inclui o registro da empresa na Jucec, mas não envolve o licenciamento empresarial.

Conheça os requisitos:

Atende a todos tipos de atividades (CNAES) e cidades do Ceará;

Viabilidade convencional e automática;

Disponível para os tipos jurídicos: empresário e Sociedade LTDA (todos os portes)

Somente para abertura de empresas (sem abertura de filial);

Sócios com representantes legais cadastrados podem abrir empresas pelo sistema.