Avanços no desenvolvimento sustentável do Ceará

17 de janeiro de 2024 - 09:30 # # # #

Compromisso Ambiental: Ceará assina memorando para unidade de Hidrogênio Verde

Na manhã desta terça-feira (16), no Palácio da Abolição, houve mais um passo para o desenvolvimento econômico e sustentável do Ceará. O secretário-executivo da Indústria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, Joaquim Rolim, representou o titular, Salmito Filho, na assinatura de um memorando entre o governo cearense e a BP Alternative Energy. Esse acordo estabelece as bases para a construção de uma inovadora unidade de produção de hidrogênio verde e seus derivados no estado. O momento foi liderado pela vice-governadora, Jade Romero.

No evento, ocorreu a formalização de um memorando de entendimento, consolidando o compromisso em erguer uma instalação estratégica de produção de hidrogênio verde. Essa iniciativa marca um passo importante rumo a fontes de energia mais limpas e sustentáveis, ressaltando o comprometimento do Ceará em liderar iniciativas ambientalmente conscientes.

Na assinatura estiveram presentes para testemunhar esse avanço histórico, além de Joaquim Rolim, a secretária de Relações Internacionais, Roseane Medeiros; o assessor especial da Chefia de Gabinete, Nelson Martins; a secretária executiva de Atração de Investimentos – SRI, Ludmila Campos; o secretário executivo de Energia – Seinfra, Adão Linhares; e o diretor presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo.

No contexto da transição energética, Joaquim Rolim se encontrou posteriormente com a vice-governadora para receber representantes da empresa SANY. Durante a reunião, foram debatidos investimentos em parques eólicos, solares, além da viabilização de uma unidade fabricante de aerogeradores. Essa interação destaca o comprometimento do estado cearense em buscar alternativas inovadoras para uma matriz energética mais sustentável e eficiente.

A assinatura do memorando e os debates realizados durante o evento sublinham o papel de liderança do Ceará na transição para fontes de energia renováveis, reforçando o compromisso do estado em contribuir significativamente para um futuro mais sustentável e promissor.