Comunicado: Médicos Veterinários responsáveis técnicos de granjas avícolas devem preencher formulário de biosseguridade

12 de janeiro de 2024 - 11:14 # # # #

Ascom Adagri

Conforme o Ofício Circular – Nº 112/2023/DSA/SDA/MAPA – encaminhado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), os médicos veterinários responsáveis técnicos pela execução dos controles higiênico sanitários dos plantéis devem fornecer informações a Adagri, por meio da DECLARAÇÃO DO CUMPRIMENTO DOS REQUISITOS DE BIOSSEGURIDADE EM GRANJAS AVÍCOLAS (clicar).

No documento, devem ser informadas as condições de cada uma das granjas em que o médico veterinário presta assistência. O cumprimento do Ofício é direcionado tanto aos profissionais que atuam nos estabelecimentos avícolas de reprodução quanto comerciais. “O médico veterinário responsável técnico deve prestar essas informações, conforme o estabelecido no § 4º do Art. 22 da INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 56, DE 4 DE DEZEMBRO DE 2007”, explica o gerente de Emergência e Informação Sanitária da Adagri, David Caldas.

Lembrando que a declaração foi encaminhada aos profissionais da área e deve ser preenchido, assinado e depois enviado para o e-mail pesa@adagri.ce.gov.br até o próximo dia 31 de janeiro.

“Tendo em vista o iminente risco da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) à produção avícola do país, é fundamental o envio das informações para que a partir daí possamos melhorar a biosseguridade dos estabelecimentos avícolas trazendo maior segurança sanitária para os consumidores e para o agronegócio cearense”, ressalta o gerente de Emergência e Informação Sanitária da Adagri, David Caldas.