Governo do Ceará terá participação estratégica na Fruit Logística 2024

29 de dezembro de 2023 - 12:05 # # # # #

A ideia da SDE é fortalecer vínculos globais e impulsionar o desenvolvimento econômico por meio da diversidade agrícola cearense.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) participará, em estande integrado com o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), da maior feira mundial da cadeia produtiva de frutas, legumes e verduras – a Fruit Logistica 2024. O evento acontecerá em Berlim, capital da Alemanha, com a presença de empresas públicas e privadas brasileiras. A feira será realizada de 7 a 9 de fevereiro no Centro de Eventos da capital da Alemanha, o Messe Berlim.

Para o secretário executivo do Agronegócio da SDE, Sílvio Carlos, a participação do Governo do Ceará, representado no evento pela SDE e CIPP em estande próprio, os quais apresentarão os produtos cearenses e os atrativos do estado para a fruticultura e o agronegócio em geral, é de suma importância para promover e fortalecer as relações comerciais do estado.

Ainda segundo o secretário executivo, o setor de frutas é muito relevante para o Porto do Pecém, para as exportações e tem uma grande movimentação comercial. Segundo ele, o CIPP participou de edições da feira em conjunto com o seu sócio, o Porto de Roterdã, que, no próximo ano, terá espaço próprio.

“O nosso estande estará localizado ao lado do pavilhão do Brasil, coordenado pela Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), que participará com representantes de diversos estados, incluindo empresas cearenses. A Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (FAEC) também estará presente, liderando os produtores do estado. Essa participação abrangerá temas como logística, exportação e outros aspectos relevantes”, pontuou Sílvio Carlos.

Fomento e Possibilidades para Parcerias

Ao marcar presença na Fruit Logistica, a SDE não apenas amplia a visibilidade dos produtos regionais, mas também estabelece conexões estratégicas com importantes atores da indústria alimentícia e de logística. “É importante que o Ceará esteja presente para promover suas características e atrair investimentos. Essa participação não só fomenta o comércio internacional, mas também proporciona oportunidades para parcerias, investimentos e troca de conhecimentos, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico sustentável do Ceará”, destacou o secretário executivo.

A presença ativa da Secretaria nesse evento, além de destacar a qualidade dos produtos cearenses, também posiciona o estado como um polo dinâmico e inovador no setor agrícola. Ao explorar as tendências e demandas do mercado global na Fruit Logistica, a SDE pode moldar estratégias mais eficazes para impulsionar o crescimento econômico, aumentar exportações e consolidar a posição do estado como um protagonista no cenário internacional.

Na edição de 2022, participaram da Fruit Logística um total de 2.600 empresas expositoras de quase 150 países dos cinco continentes, cujos produtos foram vistos por 63.470 pessoas procedentes de todo o mundo.