Agronegócio cearense: rumo ao crescimento em 2024

22 de dezembro de 2023 - 14:51 # # #

Secretário executivo da SDE, juntamente com líderes do setor, discute desafios e oportunidades para o próximo ano.

O secretário executivo do Agronegócio, Silvio Carlos, participou do Debates do POVO na última quinta-feira (21), quando se uniu a Luiz Roberto Barcelos, diretor do Abrafrutas, e Amílcar Silveira, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará. O evento teve como foco realizar uma análise aprofundada e discutir as perspectivas do agronegócio brasileiro para o ano de 2024.

Durante o debate, o secretário Silvio Carlos apresentou uma avaliação detalhada sobre a redução dos problemas associados às condições climáticas e aos preços das commodities. Em especial, destacou os desafios superados e as oportunidades emergentes com o projeto Águas do Rio São Francisco, além da abertura de novos mercados, com destaque para as relações comerciais com a China e o Oriente Médio.

Silvio Carlos enfatizou também a possível retomada das exportações de pescados para a Europa e as perspectivas promissoras que o Ceará vislumbra em diversos setores. Entre esses, o secretário ressaltou o notável crescimento do setor lácteos e, principalmente, a expansão prevista para a fruticultura de exportação em 2024, uma tendência que se mostra consistente em todos os cenários, promovendo o desenvolvimento em múltiplos setores no estado.

O debate não apenas proporcionou uma visão abrangente sobre os desafios e conquistas do agronegócio local, mas também delineou estratégias para impulsionar o setor em um horizonte próximo. O evento evidenciou a importância do diálogo entre líderes do setor para o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento contínuo da economia agrícola no Ceará.

Confira a entrevista completa no canal do O Povo CBN clicando AQUI.