SDE e Ambev anunciam construção de fábrica beneficiando a população de Pacajus

20 de dezembro de 2023 - 16:28 # # # # #

Ascom SDE

A construção da fecularia impulsionará a economia local, proporcionando oportunidades sustentáveis para as comunidades envolvidas e do entorno dessa agroindústria.

Na última terça-feira (19) a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), por meio da secretaria executiva do Agronegócio, liderou uma reunião estratégica com a Ambev para discutir a construção de uma fecularia destinada à fabricação de produtos derivados da mandioca, incluindo a fécula utilizada na produção de cerveja feita à base de mandioca. O projeto, resultado de uma parceria consolidada ao longo de dois anos, tem como objetivo beneficiar 64 famílias no município de Pacajus, localizado no Ceará. Quem representou a SDE nesse encontro, que ocorreu na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), foi o coordenador de recursos hídricos para o agronegócio, Erildo Pontes.

A cervejaria recebeu incentivos da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) por meio do Fundo de Desenvolvimento da Indústria (FDI). Em contrapartida, a empresa comprometeu-se a realizar ações sociais voltadas para comunidades carentes. Dessa iniciativa, surge a fecularia, que receberá investimentos da ordem de R$ 6 milhões.

Durante a reunião, o presidente da FAEC, Amilcar Silveira, disponibilizou o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) para fornecer treinamento relacionado à produção da mandioca, visando melhorias de produtividade às famílias envolvidas no projeto. A ASPROMAP (Associação dos Produtores de Mandioca e Amido de Pacajus) será responsável por gerir o novo negócio.

O projeto encontra-se em ritmo acelerado, com previsão para a conclusão da fábrica em setembro de 2024. A construção da fecularia impulsionará a economia local, proporcionando oportunidades sustentáveis para as comunidades envolvidas e do entorno dessa agroindústria.