Ceará investe no futuro sustentável com a assinatura dos contratos para as obras do Complexo Solar Lagoinha em Russas

15 de dezembro de 2023 - 17:39 # # # # #

O secretário executivo de Indústria da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Joaquim Rolim, representou o Governo do Ceará e o titular da SDE, Salmito Filho, na cerimônia de abertura das obras do Complexo Solar Lagoinha em São Paulo.

Localizado no município de Russas, o Complexo Solar Lagoinha é o primeiro projeto solar greenfield da respeitada empresa CGN Brasil, abrangendo uma área de 304 hectares. Com a capacidade de produção de 370.000 MWh/ano, esse empreendimento será capaz de abastecer até 240 mil residências, marcando um passo significativo na direção de uma matriz energética cada vez mais limpa.

O secretário Joaquim Rolim destacou a preparação do Estado do Ceará para receber investimentos de grande porte, com foco significativo em Educação, resultando na formação de profissionais qualificados alinhados com as demandas do mercado.

Ele também ressaltou que o governador Elmano de Freitas está atento às necessidades futuras, dando especial atenção aos temas de Energias Renováveis e Hidrogênio Verde, reconhecendo sua importância estratégica. A SDE, liderada pelo secretário Salmito Filho, tem trabalhado para promover o desenvolvimento econômico com sustentabilidade.

De acordo com Joaquim Rolim, o estado do Ceará possui condições climáticas e geográficas únicas, sendo um dos poucos locais no mundo que concentra, simultaneamente, ótimos atributos para energia solar, energia eólica em terra e energia eólica no mar. Com um potencial de 643 GW em energia solar, 94 GW em energia eólica em terra e 117 GW em energia eólica no mar, o Ceará destaca-se como líder potencial na produção de energia limpa, com capacidade para atender a uma demanda três vezes maior que a atual necessidade do Brasil.

Yao Zhigang, CEO da CGN Brasil, enfatizou que o projeto do Complexo Solar Lagoinha trará benefícios não apenas para a empresa, mas também para toda a região. O CEO expressou o compromisso da CGN Brasil em colaborar de maneira integrada com o governo do Ceará e o município de Russas para contribuir com a geração de energia limpa para o Brasil.

O prefeito de Russas, Sávio Gurgel, presente no evento, ressaltou os significativos investimentos da empresa no projeto: um aporte de R$ 650 milhões em uma área de 304 hectares. Esse complexo, que será um dos maiores polos de geração de energia solar do Ceará, promete gerar mais de 1.000 empregos diretos e indiretos durante as obras, além de impulsionar o desenvolvimento sustentável da região.

O Complexo Solar Lagoinha representa mais um avanço no setor de energias renováveis e também um passo significativo para a consolidação do Ceará como líder em sustentabilidade e inovação no panorama energético brasileiro.