Banco Mundial e SDE unem forças para aprimorar uso da água no agronegócio cearense

13 de dezembro de 2023 - 22:12 # # # #

Na última terça-feira, 12/12, Silvio Carlos, secretário executivo do Agronegócio da secretaria estadual do Desenvolvimento Econômico (SDE), liderou uma reunião com representantes do Banco Mundial. O encontro teve como foco um inovador projeto da instituição financeira internacional, voltado para a eficiência no uso da água no setor agropecuário. Participam ativamente desse projeto a SDE, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

Previsto para ser concluído no próximo ano, o projeto abrange um extenso trabalho em cinco bacias hidrográficas localizadas nas regiões do Alto, Médio e Baixo Jaguaribe, Banabuiú e Salgado. Destaca-se que essas bacias são fundamentais, pois recebem contribuições das águas do Rio São Francisco.
Uma medida pioneira foi a instalação de 23 estações meteorológicas, já utilizadas pela Funceme, além de oito estações específicas de última geração, provenientes da Califórnia e instaladas pela primeira vez no Brasil. Para Silvio Carlos, esse conjunto de estações fornecerá uma visão abrangente das áreas irrigadas, permitindo uma gestão mais eficaz dos recursos hídricos.

“Essas estações vão proporcionar dados mais precisos sobre a real necessidade de água para as áreas irrigadas. Com esses equipamentos, teremos condições de estimar de maneira a demanda hídrica para as culturas nessas bacias, auxiliando na gestão dos recursos hídricos em áreas irrigadas”, ressaltou o secretário.

O projeto inclui o desenvolvimento de um software para monitorar os agricultores dessas bacias, alimentado por dados fornecidos pela Funceme e pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). A iniciativa representa uma colaboração inédita visando aprimorar a gestão das áreas irrigadas. Além disso, estiveram presentes na reunião técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), que desempenham um papel crucial no desenvolvimento de softwares para agricultores. A participação desses profissionais, juntamente com técnicos do programa cientista chefe da agricultura da SDE, reforça o caráter científico do projeto, visando a otimização da ciência por trás das tecnologias implantadas. Este projeto representa um marco na busca por soluções inovadoras para o setor agrícola no estado do Ceará.