Caravana Federativa do Ceará realiza 2 mil atendimentos no primeiro dia

8 de dezembro de 2023 - 08:53 # # #

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto Hiane Braun - Fotos

Evento contou com a participação do governador Elmano de Freitas e do ministro Alexandre Padilha

O governador Elmano de Freitas participou, nesta quinta-feira (7), da abertura da Caravana Federativa do Ceará. O evento, que é voltado para gestores municipais e vai até sexta-feira (8) no Centro de Eventos do Ceará, contou ainda com a presença do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e da secretária executiva do Ministério da Educação e ex-governadora do Ceará, Izolda Cela, além de parlamentares cearenses.

O chefe do Executivo Estadual destacou a importância dessa proximidade entre Governo Federal com estados e municípios. “Eu me sinto muito feliz de ver esse novo momento do Brasil. Nós estamos de mãos dadas para fazer mais para o nosso povo. Eu acho que tudo que a população espera de gestores é que a gente possa dar as mãos para melhorar a saúde pública, para melhorar a segurança pública, para melhorar a educação pública”, pontuou o governador.

O gestor cearense enfatizou que essa política de parceria, junto aos municípios, já está enraizada nas formulação de políticas públicas do Ceará. “O Ceará tem um histórico de colaboração, muito importante para as políticas públicas do Estado do Ceará. Talvez a nossa marca mais profunda de êxito é esse regime de colaboração, que, por exemplo, levou nossa educação onde está”, ressaltou Elmano.

Antes de sua parada no Centro de Eventos do Ceará, a ação passou por outros cinco estados: Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, e Maranhão; e tem em seu propósito levar para os estados serviços do Governo Federal.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, pontuou o desejo do Governo Federal nessa proximidade com estados e municípios. “Isso é uma disposição, demandada pelo presidente Lula, que a turma de Brasília saia de Brasília e vá até a turma que realmente precisa. Esse é um momento onde Brasília sai lá do gabinete e vem com seus ministérios, com suas empresas públicas, na parceria com o Governo do Estado, estar junto com os municípios”, explicou o ministro. No Centro de Eventos do Ceará estão presentes mais de 30 ministérios para resolução de pendências junto aos gestores municipais.

Sucesso de adesão

A Caravana Federativa é uma iniciativa da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e tem por objetivo promover uma maior integração entre os governos federal, estadual e municipal, estabelecendo um canal de comunicação e possibilitando a cooperação em ações. Os gestores, dos 184 municípios cearenses, poderão encontrar num só lugar a representação de ministérios, bancos públicos e outros órgãos federais, facilitando o diálogo e a resolução de pendências para parcerias.

No Ceará, apenas nesse primeiro dia, foram mais de 2 mil atendimentos até as 17h. O secretário Nacional de Assuntos Institucionais da Presidência da República, André Ceciliano, agradeceu ao governo estadual pelo apoio, e enfatizou o sucesso da Caravana Federativa do Ceará já no primeiro dia.

“Até agora, final da tarde, já tínhamos realizado mais de 2 mil atendimentos e mais de 150 municípios inscritos. Mais de 2.400 pessoas já passaram por aqui. A Caravana Federativa do Ceará é um sucesso”, comemorou o secretário. Até a 5ª Caravana, o Governo Federal realizou 15 mil atendimentos e atendeu 1.600 municípios brasileiros.

Compromisso de reconstruir

Representando o ministério da Educação, Camilo Santana, a ex-governadora e secretária Executiva do MEC, Izolda Cela, ressaltou o compromisso da União de reconstrução do Brasil e suas políticas sociais, a partir da aproximação com quem está na ponta, os municípios.

“Nós temos seguido uma política de nos aproximar, cada vez mais, dos estados e dos municípios, que é para fazermos esse trabalho de reconstrução e trabalhar, trabalhar forte”, finalizou Izolda. A senadora Augusta Brito e o presidente da Assembleia, Evandro Leitão, também participaram do evento.