Ceará Credi realiza II Encontro Anual de Planejamento com equipe de todo o estado

1 de dezembro de 2023 - 09:30 # # #

Ascom Adece

A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), por meio da Diretoria de Economia Popular e Solidária (Dieps), realizou o II Encontro Anual de Planejamento Estratégico do Programa de Microcrédito Produtivo do Governo do Ceará (Ceará Credi). Nos dias 28 e 29 de novembro, equipes de todo o Estado apresentaram os resultados do programa e fizeram projeções para as operações no próximo ano. O evento contou com a participação de representantes da Secretaria do Trabalho do Ceará (SET), da Secretaria das Mulheres do Estado e do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT).

“Este encontro tem o objetivo de fazer um balanço e refletir sobre a nossa trajetória desde o início do programa, passando pelas fases de estruturação, de implantação, seleção das equipes, capacitações, trabalho de campo e de gestão. É um momento de troca de experiências com foco no aprendizado e planejamento dos nossos próximos passos”, explica a titular da Dieps e coordenadora do programa, Silvana Parente.

Além do planejamento estratégico, o encontro contou com a premiação de equipes e de agentes que se destacaram ao longo de 2023. Também foram apresentadas as metas estabelecidas pela equipe de gestão para o ano de 2024, no qual está previsto a realização de 50 mil novos atendimentos de micro e pequenos empreendedores do Estado. Em dois anos de operações, o Ceará Credi já financiou mais de 61 mil micro e pequenos empreendedores cearenses. Ao todo, já foram liberados mais de R$ 150 milhões em crédito.

Ampliação

Com o objetivo de desenvolver e impulsionar a economia do estado através da ajuda ao microempreendedor, o governador Elmano de Freitas sancionou, no último dia 27 de novembro, a lei que cria Agência de Fomento do Ceará S.A. A agência funcionará como um instrumento de captação de novos recursos, seja de bancos ou fundos, públicos ou privados, e terá como foco o apoio ao microempreendedor cearense. Além da criação da Agência de Fomento do Ceará, o Governo do Ceará também anunciou a liberação de R$ 60 milhões para o Ceará Credi, em comemoração aos dois anos do programa, que é operacionalizado pela Adece.