Secretário de Indústria destaca oportunidades e desafios para o setor durante Expolog

24 de novembro de 2023 - 09:24 # # # #

Ascom SDE

O segundo dia da Expolog, realizada nesta quarta-feira, (23/11), contou com a presença do secretário executivo de Indústria da SDE, Joaquim Rolim, que trouxe dados sobre a indústria regional e a transição energética.

Na sua palestra, o secretário abordou a “Ampliação da Disponibilidade Energética para o Fortalecimento da Indústria Regional”, oferecendo uma visão abrangente da indústria cearense. Os números impressionam: o estado abriga 14,3 mil indústrias, sendo 93,6% delas caracterizadas como pequenos negócios industriais. Joaquim Rolim destacou que o salário médio na indústria cearense é de R$ 1.871,10, com um robusto PIB industrial atingindo R$ 25,1 bilhões.

Joaquim Rolim também explorou os fundamentos da transição energética justa. Ele discutiu a geopolítica em curso, salientando a magnitude e os impactos dessa mudança nas tendências socioeconômicas, tecnológicas e geopolíticas globais.

Eficiência energética foi um ponto importante, com o secretário enfatizando a importância de produzir e consumir de maneira mais eficiente, visando reduzir custos e contribuir com o meio ambiente pois evita-se a emissão de gases de efeito estufa. Adicionalmente, foram destacadas as oportunidades no Brasil para o desenvolvimento do Hidrogênio Verde e Produtos Verdes.

Joaquim Rolim destacou as ações do governo estadual, na liderança do governador Elmano de Freitas, e os esforços do secretário Salmito Filho. “Estamos empenhados no desenvolvimento do setor industrial sustentável, atraindo investimentos, especialmente na área de energia e hidrogênio verde, em parceria com o setor produtivo e academia, e destacamos também o trabalho desenvolvido pela FIEC em nome do seu presidente Ricardo Cavalcante”, afirmou. Ele reconheceu a Expolog como um evento de grande relevância, ressaltando que o desenvolvimento industrial depende intrinsecamente da logística. “A logística é um tema fundamental para a indústria, para o hidrogênio e para as energias renováveis em todos os setores produtivos”, concluiu o secretário.

O importante papel da logística nos projetos de energia limpa

No período da tarde, o secretário Joaquim Rolim representou o secretário Salmito Filho, em um painel sobre “O papel da logística na implementação de projetos de energia limpa”. Joaquim Rolim enfatizou a complexidade dessa área e a importância vital da logística no desenvolvimento desses projetos. Ele destacou exemplos como a necessidade de diversos tipos de navios para projetos de energia eólica no mar e o transporte de equipamentos robustos para energia eólica em terra. Para projetos de hidrogênio verde, mencionou o desenvolvimento nos portos, como no Porto do Pecém e ZPE. Entre os presentes também estava Rebeca Oliveira, vice-presidente do Complexo do Pecém.

Ainda segundo Joaquim Rolim, a regulamentação para energia eólica no mar e hidrogênio verde está em andamento. “ A expectativa é que esses regulamentos estejam desenvolvidos e implantados até o final do ano, graças aos esforços intensos do secretário da SDE, Salmito Filho, e do governador Elmano de Freitas”, destacou.