Complexo do Pecém é destaque em seminário da UFC sobre hidrogênio verde

23 de novembro de 2023 - 09:24 # # # # # #

Ascom Complexo do Pecém

O presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo, participou nesta quarta-feira (22) do seminário Cooperação Brasil-Alemanha em pesquisa no setor energético nas áreas de hidrogênio verde, eletrificação direta e armazenamento de energia. O evento foi realizado na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

Organizado pelo Laboratório de Estudos em Competitividade e Sustentabilidade (LECoS), da Universidade Federal do Ceará (UFC), o seminário tem o objetivo de reunir líderes e profissionais do setor de energia renovável para discutir as últimas tendências, compartilhar conhecimentos e promover a conscientização sobre a importância das fontes de energia limpa.

O painel Perspectivas da produção de hidrogênio verde foi mediado pelo professor Barros Neto, pró-reitor de Relações Interinstitucionais da UFC. Nele, o presidente do Complexo apresentou o potencial do Hub de Hidrogênio Verde no Pecém e a projeção de produção do combustível nos próximos anos. O painel contou também com a apresentação da professora Diana Azevedo, vice-reitora da UFC; da professora Mônica Abreu, coordenadora do LECoS; e do professor Rainer Walz, chefe do Instituto Fraunhofer de Pesquisa de Sistemas e Inovação (ISI Fraunhofer – Alemanha).

Além da UFC, o seminário tem o envolvimento da Universidade Federal de Santa (UFSC) e do Instituto Fraunhofer de Pesquisa em Sistemas e Inovação (ISI-Fraunhofer), da Alemanha, além de empresas estratégicas para o funcionamento do Complexo do Pecém e para implantação do hub do hidrogênio verde no Ceará.