Ceará Credi e Uece integram crédito e capacitação profissional para rendeiras cearenses

17 de novembro de 2023 - 07:41 # # # # #

Ascom Adece

Com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento e a ascensão econômica das rendeiras cearenses, o Programa de Microcrédito Produtivo do Governo do Governo do Estado (Ceará Credi), em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece), participa da realização do curso “Artesã em bordado à mão”. A iniciativa faz parte do programa federal Mulheres Mil e qualificará gratuitamente 500 artesãs em 12 municípios do Ceará em 2024.

A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), responsável pela operacionalização do Ceará Credi, vai oferecer informações sobre as linhas de crédito existentes e orientações para as artesãs que desejam iniciar um empreendimento ou que querem ampliar seus negócios.

As vagas para o curso serão distribuídas em 12 turmas nos seguintes municípios: Amontada, Aquiraz, Aracati, Beberibe, Cascavel, Fortim, Icapuí, Itapipoca, Itarema, Paracuru, Paraipaba e Trairi. O curso possui 160 horas/aulas e terá seu conteúdo direcionado à vocação de cada município, tendo como especificidades renda de bilro ou renda labirinto. As informações sobre as inscrições serão divulgadas em breve pela Uece.

Parceria

Adece e Uece assinaram, no final de 2022, um Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de integrar crédito e capacitação profissional para microempreendedores cearenses. A parceria também se estende a alunos formandos, da extensão, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e comunidades do entorno da universidade. Em julho deste ano, a Adece instalou um pronto de atendimento do Programa Ceará Credi dentro do Campus da Uece no Itaperi, em Fortaleza. A parceria também prevê a ampliação dos pontos de atendimento em campus localizados no interior do Estado.