Governo do Ceará, por meio da SDE, marca presença na 2ª edição do Fiec Summit

27 de outubro de 2023 - 09:40 # # # #

Ascom SDE

Nos dias 25 e 26 de outubro, o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimenro Econômico (SDE), marcou presença na segunda edição do Fiec Summit, no Centro de Eventos do Ceará.

Na manhã de quarta-feira (25), o secretário Salmito Filho, representou o governador do Ceará, Elmano de Freitas, na solenidade de abertura. Na ocasião, 3 importantes documentos foram assinados, simbolizando avanços importantes na consolidação do Hub de H2V no Ceará.

O primeiro documento assinado foi um convênio entre FIEC, Governo do Eatado, IXL Center e MIT, para a entrega Masterplan do Hidrogênio Verde. Na sequência a Superintendência do Meio Ambiente (Semace) entregou a licença ambiental prévia para a ZPE 2, local que vai sediar o Hub de Hidrogênio Verde do Ceará.

E ainda pela manhã, no primeiro dia do Fiec Summit, foi assinado um pré-contrato entre o Complexo do Pecém e a empresa Cactus. Foi o quarto pré-contrato para o Hub de H2V. O projeto prevê a instalação de uma unidade fabril que abrigará 1,12 GW de eletrólise de H2V após sua conclusão, com capacidade de produzir 190 quilotons de hidrogênio renovável e mais de um milhão de toneladas de amônia renovável por ano. está programado para iniciar suas operações em 2027.

Programação Técnica

Na quinta-feira (26) pela manhã, o titular da SDE, Salmito Filho, moderou painel ‘Hub de Hidrogênio Verde do Ceará – Avanços e perspectivas’. Participaram do painel, o presidente do Complexo do Pecem, Hugo Figueirêdo; o consultor de energia da FIEC, Jurandir Picanco; e a vice-reitora da UFC, Diana Azevedo.

Na sequência, o secretário executivo da Indústria da SDE, Joaquim Rolim, mediou o painel ‘Geração Éolica Offshore’. O painel contou com a participação do presidente do Conselho do grupo Servtec, Lauro Fiúza, do gerente executivo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Davi Bomtempo; e do coordenador de Portfólio e Parcerias em Éolica Offshore da Petrobras, Glenio Saraiva Júnior.

Estandes e Rodadas de Negócios

As equipes da SDE e das entidades vinculadas Adece e Complexo do Pecem estiveram presentes nos estandes durante os dois do Fiec Summit 2023. Os técnicos apresentaram as potencialidades e vantagens competitivas do Ceará para a produção de energias renováveis e de Hidrogênio Verde. Além disso, durante os dois dias, as equipes participaram de rodadas de negócios com empresas da cadeia de energia. Oportunidade para atrair bons negócios, gerar emprego e renda para os cearenses.