Governo do Ceará assina memorando com empresa Hitachi para fornecimento de equipamentos para energia renovável

26 de outubro de 2023 - 18:36 # # # # # #

Este é o 34º assinado pelo Estado para a cadeia de H2V

Mais um passo importante para o desenvolvimento das políticas públicas de energia renovável no Ceará. O Governo do Estado assinou, na tarde desta quinta-feira (26), um memorando de entendimento (MoU) com a empresa Hitachi Energy Brasil LTDA para o fornecimento de equipamentos voltados a indústrias e empresas produtoras de energias renováveis, principalmente de hidrogênio verde. Este é o 34º assinado pelo Estado para a cadeia de H2V.

O MoU tem por objeto regular a forma e as condições pelas quais as partes se propõem a direcionar suas potencialidades, atuando em cooperação mútua com o objetivo do desenvolvimento de empreendimentos de energia solar/eólica e/ou da cadeia produtiva de hidrogênio verde no Ceará.

“O cearense acompanha nosso desafio na área de energias renováveis, de hidrogênio verde. E a Hitachi, aqui no Brasil, é responsável pelo fornecimento da maioria dos equipamentos de hidrogênio, especialmente na energia elétrica, das nossas hidrelétricas, da energia eólica, da solar. Essa empresa tem uma presença muito grande no mercado brasileiro e mundial”, pontuou o governador do Ceará, Elmano de Freitas.

Com o memorando assinado, a Hitachi Energy Brasil LTDA tem a intenção de realizar o fornecimento de equipamentos e serviços para a implantação de projetos solar fotovoltaico/eólico e para a produção de hidrogênio verde no Ceará.

Através do documento, a empresa se compromete a atuar no apoio à concretização de suas potencialidades. Entre estas, estão: estudar e procurar identificar oportunidades viáveis para o desenvolvimento e implantação dos projetos e, na medida do possível, para o fornecimento de energia solar/eólica e/ou de insumos para cadeia produtiva de hidrogênio verde dentro do território cearense; envidar seus melhores esforços para colaborar com as universidades e centros de tecnologias locais e afins, para desenvolver programas de pesquisa e inovação para promover tecnologias relacionadas à energia renovável e ao hidrogênio verde e seus derivados; dentre outros.

“É uma enorme satisfação para nós assinar este acordo e poder colaborar com o Complexo Industrial Porto do Pecém, que é o principal hub de hidrogênio verde do Brasil. A Hitachi Energy, que tem o propósito de promover um futuro de energia sustentável para todos, está preparada para apoiar o país neste momento de transição energética. O Ceará está em posição de destaque nessa transformação, com perspectivas de grande crescimento nos próximos anos, o que vai demandar uma infraestrutura robusta para garantir qualidade e disponibilidade de energia para os produtores”, disse Glauco Freitas, vice-presidente de Marketing e Vendas da Hitachi Energy no Brasil.

Sobre a Empresa

A Hitachi Energy é líder global em tecnologia. Atuante em 140 países, está promovendo um futuro energético sustentável. Atende clientes nos setores de serviços públicos, indústria e infraestrutura com soluções e serviços inovadores em toda a cadeia de valor.

Além disso, é pioneira em tecnologias e possibilita a transformação digital necessária para acelerar a transição energética para um futuro neutro em carbono.