Câmara Temática de Energia do Consórcio Nordeste discute Marco Regulatório do Hidrogênio, entre outros temas

17 de outubro de 2023 - 09:55 # #

O executivo da Indústria da SDE, Joaquim Rolim, também coordenador da Câmara Temática, participou da reunião em Pernambuco

Marco Regulatório do Hidrogênio foi um dos temas debatidos na reunião da Câmara Temática de Energia do Consórcio Nordeste, realizada na segunda-feira (16), na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (SDEC). O secretário executivo da Indústria da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Joaquim Rolim, participou dos debates. O executivo está como coordenador da Câmara Temática. “A Câmara é um espaço de discussões em que podemos compartilhar problemas e debater as melhores soluções comuns para a região Nordeste”, afirmou Joaquim.

Os membros da Câmara Temática foram recebidos pelo titular da SDEC de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti. Além do Marco Regulatório do Hidrogênio, foram debatidos os projetos de Energia e de Hidrogênio no Nordeste. Estavam presentes o subsecretário do Consórcio Nordeste, Giles Azevedo; o superintendente de Energia e Comunicações/SEINFRA do Estado da Bahia, Celso Reinaldo Cavalcante Rodrigues; a diretora de Grandes Negócios do Invest Piauí, Kárita Ellen; o Coordenador de Desenvolvimento Energético do Rio Grande do Norte, Hugo Fonseca; e secretário executivo de Energia da Paraíba, Robson Barbosa.

A reunião contou ainda com uma apresentação do diretor do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Cristiano Vieira da Silva do Operador, que falou sobre o tema “Integração de Fontes Renováveis na Região Nordeste: Perspectivas da Operação”.

Saiba mais

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste – Consórcio Nordeste, foi criado em 2019 para ser o instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove Estados da região Nordeste do Brasil, um território de desenvolvimento sustentável e solidário neste momento de grandes desafios.

É uma autarquia interfederativa instituída pela congregação dos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, todos localizados na região nordeste do Brasil, tem o propósito de promover o desenvolvimento sustentável e ampliar as redes colaborativas entre os Estados, além de possibilitar a tomada de decisões políticas mais balanceadas.