Executivo da Indústria da SDE conhece experiências com o uso e produção do Hidrogênio Verde na Europa

13 de setembro de 2023 - 09:43 # # # # # #

O secretário executivo da Indústria, Joaquim Rolim, segue em missão na Europa para conhecer experiências com o uso e produção do Hidrogênio Verde.

Nesta terça-feira (12) o executivo visitou a usina da Iberdrola, na fábrica da Fertiberia, que produz fertilizantes em Puertullano, Espanha. A Fertiberia é a maior usina de hidrogênio verde em operação na Europa, com 20MW de eletrólise, e 100 MW instalados para geração de energia solar.

Joaquim Rolim está acompanhado dos empresários Lauro Fiuza, representando o Sindienergia/CE, e Rodrigo Carnaúba, diretor do grupo SERVTEC. O executivo e os empresários foram recebidos pela gerente da usina da Iberdrola, Leyre Castro. Na sequência, o grupo visitou o Centro Nacional do Hidrogênio (CNH2), onde foi recebido pelo gerente, Miguel Angel Fernandez. No CNH2 foram apresentados diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento em andamento, relacionados ao hidrogênio verde. “Agradecemos ao grupo Iberdrola, em especial à senhora Valdenia Barros, que nos propiciou as visitas técnicas.”, relatou Joaquim Rolim.

Na segunda-feira(11), o executivo visitou Instituto Fraunhofer, na cidade de Freigurg, na Alemanha. Entre os assuntos apresentados, as oportunidades na transição energética para agricultura com a utilização da técnica Agrivoltaica, a transformação do sistema energético com tecnologias de hidrogênio, e o armazenamento de energia elétrica.

“No Instituto Fraunhofer fomos recebidos pelos diretores Oliver Hörnle, com quem tratamos do tema Agrivoltaic, que faz a interação da agricultura com a energia solar, buscando otimizar os investimentos. Também assistimos apresentação do diretor Christopher Hebling, que reforçou a oportunidade existente com o hidrogênio verde. Estamos convictos que é importante intensificarmos algo similar no Brasil, para podermos desenvolver novas tecnologias”, afirmou Joaquim Rolim.