Secretário da SDE cumpre agenda na China

11 de setembro de 2023 - 16:07

O secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Salmito Filho, está na China desde o último dia 6 de setembro, em missão para representar o Ceará na Feira Internacional de Investimento e Comércio da China – CIFIT, em Xiamen, província de Fujian.

Acompanhado da secretária Roseane Medeiros, das Relações Internacionais, Salmito Filho, visitou o Centro de Exibição do Planejamento Urbano da cidade que tem mais de 5 milhões de habitantes. A comitiva também esteve na sede da empresa de tecnologia e Big Data, Zoe Soft, que atua no setor da saúde e na gestão de hospitais.

No dia 07 de setembro os secretários cumpriram agenda de trabalho no Centro de Serviços Públicos de Economia Marítima de Xiamen. Conheceram detalhes dos 14 planos decenais de planejamento, ou seja, a cidade já tem 140 anos de planejamento e chegou à condição de desenvolvimento econômico envolvendo as suas vocações locais de cidade litorânea com a articulação de várias economias relacionadas: turismo, economia criativa da cultura local, economia da pesca marítima com desenvolvimento de ciência e tecnologia, produzindo patentes e alavancando o setor industrial marítimo, agregando valor e gerando oportunidades produtivas.

Nos dias 8 e 9 de setembro, a agenda seguiu com uma série de compromissos ainda em Xiamen. Acompanhado da secretária das Relações internacionais, Roseane Medeiros, Salmito Filho participou, na manhã de sexta-feira (08), da abertura da 23ª CIFIT – China International Fair for Investment & Trade.

 

O vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, participou do momento de forma virtual. A 23ª CIFIT engloba a Feira Internacional de Investidores, com a representação de províncias chinesas, países estrangeiros e diversos seminários. Um evento grandioso e de uma organização minuciosa que reúne grande quantidade de participantes, incluindo governantes, executivos públicos, executivos privados, investidores e pesquisadores.

“Pudemos discutir a estratégia especial chinesa, que engloba várias ações que fazem parte da política pública de desenvolvimento econômico da China, incluindo a Zona Especial de Desenvolvimento Econômico. Foi uma experiência enriquecedora e produtiva para fortalecer nossos laços econômicos e comerciais com a China”, relatou Salmito.

No sábado (09), o secretário da SDE participou de Seminário China e Brasil, na 23ª CIFIT. À tarde, os secretários participaram de reuniões com representantes de sete empresas chinesas interessadas em investir no Ceará. Na sequência, a comitiva visitou a sede do Complexo Industrial e Portuário de Xiamen, onde foi recebida pelo presidente da companhia. Foram apresentados números impressionantes do 14º maior porto do mundo.

Salmito Filho também se reuniu com o vice-governador de Fujian, que planeja visitar nosso estado em outubro, fortalecendo nossa busca por oportunidades mútuas.